'Estamos lutando pelo concurso', garante presidente do IBGE

O presidente do IBGE confirmou que o instituto ainda está aguardando autorização para realização de concurso para efetivos e temporários

Autor:
Publicado em:29/08/2018 às 07:58
Atualizado em:29/08/2018 às 07:58

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística segue aguardando a autorização de novos concursos para o quadro de efetivos e para temporários que vão trabalhar no Censo 2020. O presidente do instituto, Roberto Olinto, confirmou na última terça-feira, dia 28, que o pedido para a duas seleções, uma para efetivos e outra para temporários, está em análise no Ministério do Planejamento. Garantiu ainda que está lutando pelas autorizações.

"Nós ainda estamos aguardando a autorização desses concursos. O pedido está em análise no Ministério do Planejamento e estamos lutando bravamente para conseguir (a autorização)", disse Roberto Olinto.


Ouça na íntegra o que disse o presidente do IBGE, Roberto Olinto

 

O presidente falou sobre a contratação de pessoal durante coletiva de imprensa no dia 28, na sede do IBGE, no Rio de Janeiro. A reunião contou com a presença do ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann. O objetivo do encontro era discutir a inclusão de indicadores de segurança pública no Censo do IBGE. 

• Concurso IBGE: órgão já registra 220 aposentadorias em 2018

Pedidos para concursos IBGE seguem em análise no planejamento
(Foto: Letícia Santos/Folha Dirigida)

 

O pedido para o quadro de efetivos é de 1.800 vagas. Dessas, 1.200 são para o cargo de ténico, cuja exigência é o ensino médio, e outras 600 são para o cargo de analista, que exige nível superior. As remunerações são R$3.890,87 para técnicos e R$8.213,07 para analistas. O coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, disse em entrevista ao programa Conexão Concurso da FOLHA DIRIGIDA que espera um aval este ano. [VIDEO id="8094"]

Pedido para temporários é de 397 vagas

Já para o concurso de temporários que atuarão no Censo 2020, a expectativa é que sejam contratados aproximadamente 250 mil profissionais, entre os cargos de Prepare-se para concursosrecenseador, agente regional e administrativo, agente municipal e de Informática e agente supervisor.

Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, disse que os primeiros editais devem sair ainda este ano. Até o momento, o IBGE protocolou um pedido para 397 vagas para o cargo de analista censitário. Esses profissionais ajudarão no planejamento do Censo.

O último concurso para o IBGE foi realizado em 2015. A banca organizadora da seleção foi a Fundação Getulio Vargas (FGV). Na ocasião, as ofertas também eram para os cargos de técnico e analista. Os candidatos ao cargo de técnico foram submetidos a uma prova objetiva composta por  60 questões distribuídas pelas seguintes disciplinas:

  • Conhecimentos Específicos do IBGE (10) 
  • Geografia (15)
  • Matemática (15) 
  • Língua Portuguesa (20)

Os candidatos as vagas de analista responderam a 70 questões divididas entre  Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Raciocínio Lógico Quantitativo) e Conhecimentos Específicos. O número de questões variava por disciplina.  

Mesmo sem a autorização do concurso é importante iniciar desde já sua preparação. Confira essas dicas da coah em concursos Deborah Cal e veja como estudar sem edital: [VIDEO id="7157"]

Sumário