Confira dicas de preparação de aprovados no concurso ESA

Veja algumas dicas de preparação de dois aprovados no concurso da Escola de Sargento das Armas (ESA).

Autor:
Publicado em:15/02/2019 às 12:42
Atualizado em:15/02/2019 às 12:42

edital do concurso ESA segue com a previsão de ser publicado em fevereiro. A seleção, que costuma oferecer todos os anos 1.100 vagas para os cursos de Formação de Sargentos das áreas Geral, Aviação, Música e Saúde, é bastante disputado. Por isso, os interessados não podem descuidar de sua preparação. 

Para ajudar os concorrentes, o Exército Brasileiro realizou em seu canal, um programa com foco em dicas de estudo. No programa, dois aprovados no concurso para a Escola de Sargento das Armas, de 2017, deram algumas recomendações para quem deseja ser aprovado na próxima seleção. 

Os sargentos Crespo e Isaac contam que não tinham muito tempo para se dedicar aos estudos para o concurso ESA. Mas, com muita organização, conseguiram encaixar nas suas rotinas a preparação. 

“Na época em que prestei o concurso eu trabalhava e estudava, então tinha que organizar bem o tempo para conseguir conciliar os dois. Eu procurava separar minha hora de descanso fora do trabalho e a hora de estudo”, disse o sargento Crespo.

 E orientou: “É fundamental o candidato focar no estudo, mas ter um tempo de descanso também. Mesmo que ele estude só para o concurso, ele precisa ter uma hora de lazer, e para praticar atividade física, enfim, buscar se preparar por completo para o concurso”, disse. 

Já o sargento Isaac não trabalhava durante o tempo em que se preparava para o concurso, mas precisava conciliar os estudos para a ESA, para a faculdade e outro curso que fazia. “É preciso disciplina porque naturalmente surgem problemas pessoais e você tem que saber administrar seu tempo. Com disciplina eu consegui encaixar horários para que eu pudesse estudar”, afirmou 

Isaac destacou dois pontos fundamentais para alcançar a sonhada aprovação no concurso: força de vontade e disciplina. “Eu comecei a estudar por conta própria do início ao fim, assistia vídeo aulas, usava livros do ensino médio. Não recorri a nenhum cursinho, até porque como não estava trabalhando, eu não tinha condições de pagar”, contou.

O mesmo aconteceu com a preparação para a prova de Redação. Isaac contou que todos os fins de semana preparava uma redação sobre um tema aleatório, que buscava na internet. “Cada semana fazia uma e foi assim até o dia da prova”, relembrou.

Militares
Candidatos devem se atentar para as especificações contidas no edital
(Foto: Divulgação)

O sargento Crespo ainda complementou: “O candidato precisa ficar por dentro do que se passa no cenário brasileiro e é importante buscar provas dos anos anteriores para poder se preparar para o concurso. A prova segue um padrão, então é necessário o candidato conhecer o tipo de prova que vai fazer.”

Outro ponto destacado pelos sargentos foi a importância de ler atentamente o edital do concurso. “É preciso atentar para todas as informações que constam no Manual do Candidato, porque nele vão estar todas as datas previstas do concurso, os exames de saúde que ele tem que fazer e a aptidão física que ele precisa ter para ingressar no exército. É importante que o candidato esteja por dentro de tudo o que consta no manual para poder estar preparado 100% ”, reforçou Crespo.

Por fim, os sargentos chamaram a atenção para a preparação física dos candidatos, fase eliminatória do concurso. 

“Pra quem não tem uma rotina de atividade física tem que correr atrás desde agora. É necessário entrar na academia para que possa fazer o fortalecimento muscular, porque mesmo passando no concurso, no período básico, o candidato vai encontrar muita atividade física, então é necessário que ele tenha uma preparação muscular. A atividade física é presente na vida do militar”, ressaltou Isaac.

Conheça as etapas de seleção do concurso ESA

O concurso ESA é composto por cinco etapas de seleção: exame intelectual, valoração de títulos, inspeção de saúde, exame de aptidão física, exame de habilitação musical (área música). A ESA já apresentou para este ano uma novidade em relação a prova objetiva.

 Agora, além das questões de Matemática, Português, História e Geografia do Brasil, os concorrentes também responderão itens de inglês. A relação dos assuntos e a bibliografia recomendada para a prova já foram divulgados.

Para se candidatar no concurso é preciso atender a alguns requisitos básicos. Entre eles:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado
  • Ter ensino médio completo
  • Ter entre 17 e 24 anos de idade (para as áreas de saúde e música, a idade máxima é de 26 anos)

O atual soldo inicial de carreira é de R$3.825. Os militares tem direito, ainda, a um adicional militar e de especialização, o que eleva a remuneração para R$5.049. Para 2020 e 2021 os valores deverão ser reajustados. 

Concursos públicos para carreiras militares — escolha o seu! [VIDEO id="7000"]

Sumário