- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Fazenda: tudo sobre assistente técnico-administrativo
Concurso Fazenda: tudo sobre assistente técnico-administrativo
Secretaria de Fazenda pediu concurso ao Ministério da Economia com 904 vagas para assistente técnico-administrativo de nível médio.
A Secretaria de Fazenda solicitou ao Ministério da Economia 1.161 vagas em vários cargos de nível médio e superior. A informação foi passada pela Receita Federal, em resposta no portal de Acesso à Informação, do Governo Federal, na última terça, 13.
Uma dos cargos mais concorridos é o de assistente técnico-administrativo. Do total de vagas solicitadas ao ME, 904 vagas são destinadas a essa carreira, que tem como escolaridade mínima exigida o ensino médio completo.
FOLHA DIRIGIDA separou as principais informações sobre a carreira como atribuições do cargo, salários e benefícios. Além disso, será possível conhecer os principais requisitos para concorrer às vagas, o conteúdo cobrado nas provas e informações sobre o último concurso Fazenda, realizado em 2014.
Quer saber como se adiantar na preparação dos seus estudo?
► Confira outras notícias sobre o concurso da Secretaria de Fazenda
Última seleção para a Fazenda não está válida
Vale ressaltar que a Secretaria de Fazenda não tem concurso em válido há quase três anos. Além disso, o órgão vem perdendo uma grande quantidade de servidores, em virtude do aumento de aposentadorias.
Só nos últimos anos tês anos a Secretaria perdeu 2.346 servidores, e esse número deve aumentar até dezembro de 2019.

(Foto: SindFazenda)
Conheça o cargo de assistente técnico-administrativo da Fazenda
Em contato com a assessoria do Ministério da Economia fomos informados que o ME não se manifesta sobre processos em análise. Contudo, reunimos abaixo alguns detalhes sobre o cargo de assistente técnico-administrativo.
♦ Requisito
No concurso Fazenda, as oportunidades para o cargo de técnico-administrativo exige o nível médio completo.
♦ Número de vagas
Do total de vagas solicitadas ao Ministério da Economia, 904 vagas são para a função de assistente técnico-administrativo.
♦ Remuneração e benefícios
A remuneração mensal é de R$4.137,97. Nesse total já está incluso o auxílio-alimentação de R$458. A carga de trabalho é de 40 horas semanais. Além do salário mensal os futuros servidores receberão indenizações, gratificações e adicionais, como estão listados a partir do artigo nº 49 da Lei 8.112/90.
♦ Provas
Com base no edital da última seleção, todos os candidatos inscritos no cargo de assistente técnico-administrativo foram avaliados da seguinte forma:
- Conhecimentos básicos: Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Conhecimentos de Informática, Atualidades e Atualidades.
- Conhecimento Específico: Gestão de Pessoas e do Atendimento ao Público, Ética do servidor na Administração Pública, Administração Pública Brasileira e Regime Jurídico dos Agentes Públicos.
♦ Atribuições do cargo de assistente técnico-administrativo
Execução de atividades técnicas, administrativas, logísticas e de atendimento, de nível intermediário, relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do Ministério da Fazenda, ressalvadas as privativas de carreiras específicas, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades, além de outras atividades de mesmo nível de complexidade em sua área de atuação.
► Receita Federal 2019: órgão faz pedido com 2.1533 vagas
Útimo concurso para o Ministério da Fazenda foi realizado em 2014
A última seleção para assistente técnico-administrativo da Fazenda foi realizado em 2014. Na época, 263.770 pessoas se inscreveram na disputa por 1.026 vagas. Destas, 960 eram para disputa em ampla concorrência e 66 para pessoas com deficiência.
As oportunidades destinadas à ampla concorrência tiveram 261.927 inscritos. Uma disputa aproximadamente de 273 candidatos por vaga. No caso das vagas reservadas para pessoas com deficiência foram 1.843 inscritos e apresentou uma relação 28 candidatos por vaga.
A seleção foi para todos os estados, exceto São Paulo e Distrito Federal (DF), já que estes ainda contavam com seleção em validade.
Concurso de 2014 também ofereceu vagas para analista técnico-administrativo
Em 2014, na seleção para área de apoio, foram oferecidas 192 vagas de analista técnico-administrativo, com 17.357 inscritos. Neste caso, o cargo requer o nível superior. As chances foram para 14 estados e mais o DF. A seleção dos candidatos foi feita por meio de provas objetivas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos, além de prova discursiva.
As questões abrangeram temas relacionadas às seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Atualidades, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Informática Básica, Gestão Pública, Administração Geral e Contabilidade Geral Pública.
Como estudar para concurso público sem edital? [VIDEO id="7157"]
Notícias mais lidas




