- Início
- Notícias de Concursos
- DF planeja novo concurso para agente penitenciário com mil vagas
DF planeja novo concurso para agente penitenciário com mil vagas
O Governo do Distrito Federal aprovou a criação de 1,4 mil cargos para agente penitenciários, e pode abrir novo concurso.
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, sancionou a lei que cria 1.400 cargos efetivos para carreira de atividades penitenciárias. O despacho foi publicado no Diário Oficial do DF de quarta-feira, 4 de julho. Desde então, muitos concurseiros se questionaram se as novas vagas são para chamada de aprovados no último concurso agente penitenciário, realizado em 2014, ou para abertura de um novo edital.
A Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal respondeu, em nota, à FOLHA DIRIGIDA, que os novos cargos serão para as duas situações. Primeiro, a intenção é priorizar a convocação de aprovados no último concurso público para o cargo. Há cerca de 300 candidatos nessa condição.
A proposta, em seguida, é que as demais vagas sejam preenchidas com abertura de novo concurso para agente penitenciário. A Secretaria atenta para o fato de que os dois contextos dependem da disponibilidade de orçamento. Confira, abaixo, a nota, na íntegra, enviada pela SSP-DF:
“A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social informa que tem a intenção de priorizar o chamamento de aprovados no último concurso público de 2014 para compor o quadro de parte das 1,4 mil vagas criadas recentemente por lei. Há, aproximadamente, trezentos candidatos nessa condição. Para ocupar o restante das vagas, a proposta é realizar novo concurso. As duas situações (chamamento de aprovados do concurso de 2014 e abertura de novo edital), no entanto, dependem de recursos orçamentários”.
⇒ O que é preciso para ser um agente de atividades penitenciárias? De acordo com o edital do último concurso para carreira, para se candidatar é preciso ter apenas nível superior completo em qualquer área.
⇒ Qual o salário oferecido? Em início de carreira, os ganhos são de R$4.745. Os valores podem chegar a R$6.369,83, por meio de progressões. A jornada de trabalho é de 40 horas por semana.

para agente penitenciário (Foto: Sesipe-DF)
⇒ Quais são as etapas de seleção? Segundo a lei, os concursos para agente penitenciário do DF são constituídos por prova objetiva, de conhecimentos gerais e específicos; teste de aptidão física; prova de aptidão psicológica; comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada; curso de formação profissional.
PL que cria as 1,4 mil vagas foi aprovado pela Câmara em junho
O projeto de lei que cria as 1.400 vagas efetivas para agentes de atividades penitenciárias já havia sido aprovado pela Câmara Legislativa em junho. A proposta recebeu o aval, em primeiro e segundo turno, do plenário, e depois foi encaminhada ao governador Rodrigo Rollemberg, para sanção ou veto.
De acordo com a Câmara, depois da votação, alguns deputados parabenizaram os aprovados no concurso para o cargo, destacando a importância da organização e da mobilização da categoria. O deputado Rafael Prudente (MDB), entretanto, fez ressalvas.
"O governo enviou esse projeto às pressas, sem informar de onde sairão os recursos. É claro que a criação de vagas é necessária, mas é preciso tomar cuidado com promessas impossíveis em ano eleitoral", criticou. Já o parlamentar Raimundo Ribeiro (PPS) ressaltou que as 1.400 novas vagas criadas na Secretaria de Segurança Públicapermitirão o cumprimento do Código Penitenciário. "A lei prevê um agente para cada cinco internos", disse.
para agentes penitenciários (Foto: Carlos Gandra/ CLDF)
De acordo com o portal da Transparência do Distrito Federal, 18,3% dos cargos que deveriam ser preenchidos por agentes de atividades penitenciárias estão vagos.
Último concurso agente penitenciário-DF teve oferta de mil vagas
A Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (Sesipe-DF) ofereceu 1.100 vagas para o cargo de agente de atividades penitenciárias, sendo 200 imediatas e 900 em cadastro de reserva. A banca organizadora foi a Fundação Universa.
Quer acesso ilimitado à cursos de preparação para concursos?
A seleção foi feita em diversas etapas. A primeira foi composta por prova objetiva, seguida de teste de aptidão física, avaliação psicológica e sindicância de vida pregressa e investigação social. Houve também a etapa de curso de formação.
Comece a preparação para o concurso agente penitenciário-DF
Com a criação de 1.400 vagas para o cargo de agente penitenciário, os interessados devem começar a preparação. FOLHA DIRGIDA tem materiais que ajudarão a conquistar a aprovação. No vídeo abaixo, saiba como começar os estudos antes do edital. [VIDEO id="7157"]
Notícias mais lidas




