Dia do soldado: a história e concursos para carreira

Neste sábado, 25, é comemorado o Dia do Soldado. Veja a história e concursos para ingressar na carreira.

Autor:
Publicado em:25/08/2018 às 04:00
Atualizado em:25/08/2018 às 04:00
Concurso exército (Foto: Divulgação/ Exército)
25 de agosto é comemorado o dia do Soldado
(Foto: Divulgação/ Exército)

*Matéria atualizada em 23/08/2019 às 18h

Neste sábado, 25, é comemorado o Dia do Soldado. A data é uma homenagem ao aniversário de Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como “Duque de Caxias” – soldado símbolo da Pátria, que nasceu em 25 de agosto de 1803.

A data foi estabelecida em 1923, primeiramente para homenagear o patrono do Exército, criando a "Festa a Caxias". Depois, em 1925, passou a ser oficialmente o Dia do Soldado.

Segundo o coronel Neves, chefe da cadeira de História Militar da Academia da Agulhas Negras, a data é uma inspiração para todo soldado do Exército. "Num exemplo desse que foi um grande militar, um pacificador e um estadista”, disse em vídeo institucional.

O posto de soldado é a primeira graduação do Exército e também considerado a essência da Força Terrestre. No geral, a patente é a porta de entrada do serviço militar obrigatório. Além disso, pode ser equiparado com as carreiras iniciais dos concursos Fuzileiros Navais e Aprendiz de Marinheiro.

No caso dos fuzileiros, os aprovados no concurso e classificados dentro do número de vagas são matriculados no curso de formação como Recruta Fuzileiro Naval (RC-FN).

Já no concurso de Aprendiz de Marinheiro, eles são aprendizes durante o curso. Posteriormente passam ao cargo de grumete e, quando formados, passam ao cargo de marinheiro.

De acordo com o Exército Brasileiro, o perfil ideal dos militares e da carreira de soldado deve ter as seguintes peculiaridades: hierarquia e disciplina; dedicação exclusiva ao trabalho; preparo para riscos inerentes à profissão; disposição permanente; mobilidade nacional e internacional; exigências físicas, mentais e psicológicas; formação específica; aperfeiçoamento e treinamento constantes.

Concursos para soldados fora das forças armadas

Fora das Forças Armadas, os concursos para soldados são os das polícias militares do Brasil e dos bombeiros. Na maioria dos casos, a exigência é o nível médio. Mas há estados que já exigem o nível superior.

Atualmente, os interessados em ingressar na carreira contam com vagas na Polícia Militar de São Paulo. Neste caso, são 2.700 vagas para quem tem o nível médio. Além disso, são requisitos ter idade de 17 a 30 anos e carteira nacional de habilitação (CNH) entre as categorias 'B' e 'E'. O concurso PM-SP ainda exige altura mínima de 1m55 para mulheres e 1m60 para homens. 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Fundação Vunesp, a organizadora da seleção. Os cadastros serão aceitos até 25 de setembro. 

O primeiro passo é acessar o site da banca, pesquisar a área destinada ao concurso e preencher o formulário com os principais dados para cadastro. Em seguida, imprimir o boleto e quitar a taxa de R$50.

Outro concurso para soldado muito esperado é para a Polícia Militar do Rio de Janeiro. De acordo com o governador, Wilson Witzel, 12 mil policiais serão contratados no estado, até 2022. Para que isso ocorra é necessário a abertura de um novo concurso PMERJ, já que a corporação não possui esse número todo de aprovados para serem chamados. 

A chamada de excedentes do concurso da Polícia Militar de 2014 é, inclusive, uma das etapas que devem ser cumpridas para que o próximo edital seja lançado. A previsão é que os aprovados sejam convocados até o fim de 2019. 

Sumário