- Início
- Notícias de Concursos
- DP-DF escolhe o Cebraspe para organizar concurso de defensor
DP-DF escolhe o Cebraspe para organizar concurso de defensor
A Defensoria Pública do Distrito Federal escolheu o Cebraspe para organizar o concurso de defensor. O próximo passo será assinar o contrato.
O concurso da Defensoria Pública do Distrito Federal já tem banca definida. O Cebraspe (antigo Cespe/UnB) foi o escolhido para organizar a seleção que oferecerá vagas para a carreira de defensor público.
O despacho da dispensa de licitação que anuncia a escolha da instituição foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 11. O documento confirma a oferta de sete vagas mais formação de cadastro de reserva para o cargo de defensor.
A próxima etapa do concurso DP-DF será a assinatura do contrato entre o Cebraspe e o órgão. A expectativa é que os trâmites aconteçam o quanto antes. Logo em seguida, o cronograma da seleção deverá ser definido para que o edital seja divulgado.
O órgão ainda não informou a previsão para publicar o edital com as regras da seleção. O documento pode ser publicado ainda esse ano, mas, para isso, os trâmites finais devem ser finalizados o mais rápido possível. Caso contrário, pode ficar para o primeiro semestre de 2019.
Comissão foi formada em julho deste ano
Em julho deste ano, a Defensoria Pública do Distrito Federal deu um passo importante rumo a publicação do edital. A comissão organizadora que ficaria responsável pelos trâmites principais do concurso foi definida.
O nome dos membros foi publicado no Diário Oficial do DF. Foram escolhidos três servidores para compor o grupo que foi responsável por elaborar o projeto básico da seleção e escolher a banca organizadora.
⇒ O que é preciso para ser um defensor público do DF?
A carreira de defensor público de 2ª categoria da DP-DF exige nível superior em Direito, registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dois anos de prática forense, no mínimo. Tais requisitos devem ser comprovados na posse.
⇒ Qual é a remuneração?
O vencimento básico do cargo é de R$22.589,59.

(Foto: Ascom/DPDF)
A boa notícia para os candidatos que se prepararam antecipadamente para o concurso DP-DF visando uma vaga de defensor é que o Cebraspe também organizou a última seleção. Sendo assim, quem tirou como base o edital anterior levará vantagem sobre os demais competidores.
A seleção foi realizada em 2013 e os candidatos foram submetidos a provas objetiva, discursiva, oral, além de uma avaliação de títulos. As disciplinas cobradas foram:
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Direito Civil
- Direito Empresarial
- Direito Processual Civil
- Direito do Consumidor
- Direitos Difusos e Coletivos
- Direito da Criança e do Adolescente
- Direitos Humanos
- Direito Tributário
- Direito Previdenciário
- Organização e Princípios Institucionais da Defensoria Pública e da Defensoria Pública do Distrito Federal
Quer acesso ilimitado a cursos de preparação para concursos?
DP-DF também pode ter concurso para técnico e analista
Além do concurso DP-DF para defensor público, o órgão também poderá realizar em breve uma seleção para carreiras de técnico e analista. Isso porque as vagas estão previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Em setembro, a Câmara derrubou os vetos e manteve a oferta de 97 vagas para a Defensoria. Dessa oferta, cinco estavam previstas para o cargo de defensor. No entanto, o despacho de autorização trouxe uma oferta maior: sete vagas para a carreira.
As demais oportunidades são 50 vagas para analistas e 42 para técnico de apoio à assistência judiciária. Esses, ainda não tiveram uma autorização divulgada e nem banca definida, portanto, ainda não há previsão de edital.
Material de preparação para o concurso
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA para o concurso:
♦ Provas para Download
♦ Banco de Editais
♦ Cadernos de Testes [VIDEO id="6923"]
Notícias mais lidas




