- Início
- Notícias de Concursos
- DPE-RJ escolhe FGV para concurso de níveis médio e superior
DPE-RJ escolhe FGV para concurso de níveis médio e superior
Extrato da dispensa informando contratação da Fundação Getulio vargas foi publicado nesta quarta-feira, 7.
Matéria atualizada em 07/11/2018, às 17:48
A DPE-RJ – Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro – vai abrir um novo concurso para efetivos do quadro de apoio. Conforme extrato de dispensa publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 7, a banca organizadora será a Fundação Getulio Vargas (FGV).
A seleção vai contar com oportunidades nos níveis médio e superior, como havia sido anunciado por FOLHA DIRIGIDA. Ainda não há uma posição oficial da Defensoria quanto aos cargos que constarão no edital, mas a expectativa é que contemple as três carreiras que existem na estrutura do órgão:
- técnico médio, para quem possui o nível médio
- técnico superior jurídico, para graduados em Direito
- técnico superior especializado, para formados em outras áreas
O órgão ainda não confirmou os salários atualizados, mas, segundo dados de novembro de 2017 da Associação dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Asdperj), as remunerações, já acrescidas de auxílio-alimentação, correspondiam a R$3.691,47 para nível médio e R$4.434,47 para o superior.
De acordo com dados do Portal da Transparência da DPE-RJ, o órgão tem 177 cargos vagos no quadro de pessoal, sendo 28 de defensores. Na área de apoio, são 52 de técnico médio, 79 de técnico jurídico e 18 de técnico especializado nas áreas de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil, Economia e Psicologia.
Tendo em vista que a banca já foi escolhida, a expectativa é que a abertura seja em breve. A próxima etapa dos preparativos deverá ser a formalização do contrato com a FGV e definição dos últimos detalhes do edital. Quer saber como funcionam as etapas até a abertura de um concurso? Confira em 13 passos.
A boa notícia para os interessados é que o último concurso para servidores da DPE-RJ também foi organizado pela FGV, de modo que as provas podem servir como referência de estudos. O edital foi publicado em 2014 e teve 321 vagas, sendo 19 para técnico médio, 225 para técnico superior jurídico e 50 para técnico superior especializado.
Na última, as áreas abrangidas foram Administração, Administração de Dados, Desenvolvimento de Sistemas, Gestão em Tecnologia da Informação, Rede de Computadores, Segurança da Informação, Suporte, Serviço Social, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Economia, Psicologia e Engenharia (de Agrimensura, Civil e Elétrica).
Último concurso teve apenas uma etapa
Todos os candidatos do concurso de 2014 foram avaliados por meio de uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, além do exame admissional. Foram 70 questões para os cargos de nível médio e 80 para os de nível superior, divididas entre Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, conforme o cargo concorrido.
Técnico médio da defensoria
♦ Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa – 20 questões
Legislação Institucional – dez
Noções de Informática – dez
♦ Conhecimentos Específicos
Noções de Direito Constitucional – dez
Noções de Direito Administrativo – dez
Noções de Teoria Geral de Processo – dez
Técnico superior jurídico
♦ Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa – 20 questões
Legislação Institucional – dez
♦ Conhecimentos Específicos
Direito Administrativo – dez
Direito Constitucional – dez
Direito Civil e Processual Civil – dez
Direito Penal e Processual Penal – dez
Direito do Consumidor – cinco
Direito da Criança e do Adolescente – cinco
Técnico superior especializado
♦ Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa – 20 questões
Legislação Institucional – dez
Noções de Direito Administrativo e Direito Constitucional – dez
♦ Conhecimentos Específicos
Conhecimentos Específicos em cada área – 40 questões
[VIDEO id="7157"]
Notícias mais lidas




