Edital do concurso CGE-AL depende de aprovação da tabela de cargos

Tabela de cargos está em análise, desde março, na Assembleia Legislativa de Alagoas, quando foi aprovada a lei de criação do concurso.

Autor:
Publicado em:14/11/2018 às 11:04
Atualizado em:14/11/2018 às 11:04

O concurso para a Controladoria Geral do Estado de Alagoas vem enfrentando alguns obstáculos para ter início. Autorizada desde maio deste ano pelo governador, Renan Filho, a seleção aguarda apenas, segundo o órgão, uma autorização por parte da Assembleia Legislativa de Alagoas, que precisa aprovar a tabela de cargos da CGE-AL.

Em janeiro deste ano, entrou em vigor a lei que cria o quadro permanente da Controladoria Geral do Estado de Alagoas. Com isso, a necessidade de preenchimento das vagas através do concurso foi confirmada.

em março, o governador confirmou a seleção, explicando que a seleção dependeria apenas da aprovação da tabela de cargos por parte da Assembleia Legislativa. No entanto, após oito meses, o parecer da Casa ainda não ocorreu, atrasando o andamento do concurso.

Na ocasião, o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, falou sobre o processo para a realização do concurso. 

"Para a Controladoria Geral já foi aprovada a lei de criação do concurso, mas ainda não foi aprovada a tabela de cargos. Está tudo pronto, só estamos aguardando a aprovação, pela Assembleia Legislativa, da tabela de remuneração", disse em março deste ano.

Em resposta à FOLHA DIRIGIDA nesta quarta-feira, 14, a CGE-AL explicou que o concurso só poderá ter continuidade, após a aprovação da tabela de cargos, pela Assembleia Legislativa.

"Todas as tratativas relacionadas ao certame estão bem adiantadas. No entanto, só será possível dar andamento às demais etapas, após o parecer de aprovação da Assembleia", disse a CGE-AL.

60 vagas são esperadas em concurso

Concurso CGE-AL pode oferecer 60 vagas (Foto: Divulgação)
Concurso CGE-AL pode oferecer vagas nos níveis médio e superior
(Foto: Divulgação)

A expectativa é que o concurso ofereça 60 vagas, sendo 20 de nível médio e 40 na carreira de analista de controle interno, de nível superior. Para graduados, são esperadas vagas nas áreas de Ciências Contábeis (dez), Direito (dez), Engenharia Civil (quatro), Ciências da Computação (quatro), entre outros segmentos (13). 

Com base em dados de 2017, a remuneração para o analista é de R$5.100, para jornada de 40 horas. De acordo com a autorização de maio deste ano, os gastos com contratação de pessoal pela CGE não poderão ultrapassar o limite, como indicado pela Secretaria da Fazenda. Confira trecho publicado no Diário Oficial:

"Em razão do Estado de Alagoas encontrar-se no limite prudencial com os gastos de pessoal, a convocação deverá se limitar ao quantitativo de cargos que não ultrapasse valor atualmente gasto com a  'situação atual', relativa aos cargos de Assessor de Controle Interno, símbolo ACI-1 e ACI-2, configurando a substituição de pessoal, sem aumento de despesa, como observado pela Sefaz". 

Inicie os estudos para o concurso CGE-AL

Prepare-se para concursos

Prepare-se para o concurso CGE-AL

O concurso CGE-AL aguarda apenas o parecer da Assembleia Legislativa. Com os processos adiantados, assim que a autorização for dada, a escolha da banca e a divulgação do edital não devem demorar. Para ter chances de aprovação na seleção, no entanto, é preciso iniciar os estudos com antecedência. Para ajudar na preparação, FOLHA DIRIGIDA separou alguns materiais de apoio. Confira! 

 Como estudar para concurso público
 Um guia de como estudar por conta própria
 Como estudar para concursos pela internet
 Estude com apostilas para concursos

Baixe agora mesmo o e-book GRATUITO e

Como ser um concurseiro

[VIDEO id="7157"]

Sumário