- Início
- Notícias de Concursos
- Efomm 2018: locais de realização de prova são divulgados
Efomm 2018: locais de realização de prova são divulgados
Candidatos farão provas nos dias 18 e 19 de agosto. Os cartões de confirmação de inscrição estão disponíveis no site do Ciaga.
Os locais de realização doas provas do concurso Efomm 2018 já estão disponíveis no site do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga). O concurso selecionará alunos para os cursos de formação de oficial de máquinas da Marinha Mercante (FOMQ) e de oficial de náutica (FONT). A oferta é de 285 vagas para nível médio. Destas, 170 são destinadas à formação no CIAGA e as outras 115 para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba).

No Rio de Janeiro, as provas serão aplicadas no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (Av. Brasil, 10.946 - Penha). Os candidatos poderão verificar em qual bloco/sala realizarão o exame também no site do Ciaga.
Também haverá aplicação de provas em outras localidades: Belém (PA), Brasília (DF), Corumbá (MS), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).
Concurso Efomm terá duas etapas
O concurso Efomm será dividido em duas etapas. A primeira será realizada no dia 18 de agosto. Das 10h às 14h, os candidatos responder 20 questões objetivas de Português e Inglês, além de fazerem uma redação.
A segunda etapa do exame acontecerá no dia 19 de agosto. Neste dia os inscritos farão provas objetivas de Física e Matemática, cada uma contendo 20 questões. As provas terão quatro horas de duração. Os gabaritos preliminares estarão disponíveis no dia 20 de agosto. Já os gabaritos definitivos poderão ser acessados a partir do dia 6 de setembro. No dia 20 de setembro será divulgada a classificação inicial. Os aprovados ainda passarão por outras três etapas:
- seleção psicofísica
- teste de suficiência física
- período de adaptação e verificação de documentos
Curso terá início no dia 28 de janeiro
Os cursos serão ministrados em regime de internato. A matrícula dos aprovados deverá ser feita no dia 28 de janeiro. O curso iniciará nessa mesma data. O curso será realizado em dois períodos:
⇒ Período acadêmico com seis semestres letivos e em regime de internato (serão permitidas saídas nos fins de semana, feriados e durante as férias escolares)
⇒ Período de estágio embarcado que terá duração mínima de 12 meses e deve ser completado em até 24 meses
Durante o curso os alunos têm direito a remuneração mensal — que atualmente está no valor de R$1.176—, alimentação, alojamento, assistências médica, odontológica, psicológica, social e religiosa, além dos uniformes.
Notícias mais lidas




