Escolha da banca do concurso Procon-MA atrasa publicação do edital

O edital do concurso Procon-MA sofrerá novo atraso. Isso porque a escolha da banca segue em fase de finalização.

Autor:
Publicado em:18/07/2018 às 10:19
Atualizado em:18/07/2018 às 10:19

O concurso Procon-MA está em fase de escolha da banca organizadora e deve ter edital publicado em breve. Após duas previsões não confirmadas, a instituição não estima uma nova data para o documento ser publicado, uma vez que depende da confirmação de qual será a empresa responsável pela seleção.

Inicialmente, o edital do concurso do Procon do Maranhão era previsto para ser divulgado em março. A confirmação foi do presidente do órgão, Duarte Júnior, durante uma solenidade do Viva/Procon. "Ainda neste mês teremos o anúncio do segundo concurso da história do Procon Maranhão", disse o presidente.

A primeira previsão, no entanto, não foi cumprida. No mês seguinte, em abril, o representante do Procon-MA declarou que o documento com as regras da seleção sairia ainda no primeiro semestre, sem precisar uma data. O atraso na escolha da banca não permitiu que a segunda previsão se concretizasse.

Dessa forma, o Procon-MA aguarda finalizar o processo para cravar uma nova data de publicação.

Edital do Procon-MA depende da escolha da banca (Foto: Divulgação/Procon-MA)
Procon-MA definirá banca para divulgar novo edital de concurso
(Foto: Divulgação/ Procon-MA)

Segundo concurso do Procon-MA terá 51 vagas

Este será apenas o segundo concurso público realizado pelo Procon do Maranhão. E a oferta de vagas está confirmada e foi anunciada pelo presidente Duarte Júnior. Serão oferecidas 51 vagas em dois cargos: auxiliar de serviços gerais e concliador, que exigem nível superior e fundamental, respectivamente.

Os concurseiros aguardam a seleção com expectativa, ainda mais pelo fato de ser apenas a segunda na história do Procon-MA. Os interessados no cargo de auxiliar deverão ter nível fundamental e são 40 vagas em disputa. Já os concorrentes a conciliador deverão ter graduação em Direito e concorrem às 11 vagas restantes da seleção. Os salários e benefícios das carreiras ainda não foram confirmados.

Em março, o governador do Maranhão, Flávio Dino, esteve presente na solenidade do Viva/Procon, quando o presidente confirmou o edital. A cerimônia teve a presença de alguns servidores que foram aprovados no último concurso, realizado em 2017, e o governador deu uma declaração comemorando a realização de mais uma seleção.

"São muitas conquistas a celebrar e vamos continuar avançando, a prova é esse fato inédito que é o concurso público. Inclusive, já procedi a nomeação dos primeiros concursados e com isso vamos continuar a avançar", disse o governador do Maranhão.

Seleção de 2017 foi para fiscal de defesa do consumidor

O primeiro concurso do Procon do Maranhão, realizado em 2017, contou com oferta de dez vagas para o cargo de fiscal de defesa do consumidor, com exigência de nível superior em qualquer área. Embora a seleção ainda esteja em andamento, não interfere na realização do próximo concurso pois os cargos oferecidos serão outros.

Os inscritos foram avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Foram cobradas questões de conhecimentos gerais e específicos, versando entre as disciplinas de Direito Empresarial, Direito Constitucional, Direito Civil, Noções de Administração e Noções de Economia, Direito do Consumidor e Legislação especial. A seleção foi realizada pela Fundação Carlos Chagas, a FCC.

Confira o edital do concurso Procon-MA 2017
[VIDEO id="7157"]

Sumário