- Início
- Notícias de Concursos
- Está estudando para concurso? Aprenda a controlar sua ansiedade!
Está estudando para concurso? Aprenda a controlar sua ansiedade!
Entenda como manter uma rotina saudável e controlar sua ansiedade durante os estudos para concursos públicos.
Um dos problemas enfrentados por milhares de concurseiros é encontrar formas de controlar a ansiedade. No último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre depressão e outros transtornos mentais, a população brasileira foi apontada como uma das mais ansiosas do mundo. Cerca de 9% dos brasileiros convivem com o problema.
Os dados referem-se à pesquisa “Depression and other common mental disorders: global health estimates” (Depressão e outros transtornos mentais comuns: estimativas globais de saúde), elaborada pela OMS e publicada em fevereiro de 2017. O período de análise utilizado para se chegar a esses resultados foram os anos de 2005 a 2015.
Além de atrapalhar a concentração na hora dos estudos, a ansiedade pode ser tornar algo mais grave, desencadeando outros transtornos. Por isso, é importante ficar atento à saúde mental e manter uma rotina equilibrada e saudável. Quer saber como? Confira essas dicas da master trainer em Programação Neurolinguística (PNL) e coach pessoal e profissional, Carmem Zara.
A primeira questão apontada pela coach é que não adianta ter uma rotina intensa de estudos e pouco aproveitamento. Muitos concurseiros dedicam horas e horas de seu dia à preparação, mas nem sempre esses momentos estão sendo aproveitados de maneira eficaz.
“Não adianta passar longas horas estudando, isso resulta em cansaço e stress. Faça pausas, pois o cérebro aprende por blocos de informações, precisa de tempo para reter esses aprendizados”, recomendou Carmem.
A dica é fazer uma pausa de 3 a 10 minutos, a cada 40 ou 50 minutos de estudo. É durante esse intervalo que o cérebro enviará as novas informações para a memória. “Não adianta passar a noite estudando se o cérebro só assimilou 40 a 50 minutos de aprendizado”, reforçou.
Acesse dicas, novidades e materiais exclusivos de preparação para concursos
Concurseiros devem estabelecer metas e saber dizer não
Para controlar a ansiedade durante a preparação, a recomendação é estabelecer metas alcançáveis. “Diante de tantas atividades, a desorganização e a bagunça geram ansiedade e um desequilíbrio que refletem nos estudos”, explicou a especialista.
Por isso, é importante que cada consurseiro identifique um método de organização que se adeque às suas necessidades. É válido separar as matérias que precisam ser estudadas em pastas ou organizar um quadro de horários, dentre outras ações que vão ajudar a tornar o momento do estudo mais tranquilo.
Outro ponto importante é: saiba impor limites aos amigos e familiares. Dizer não para um happy hour depois do trabalho ou aquele jantar no seu restaurante preferido no meio da semana nem sempre é fácil. Mas, de acordo com Carmem Zara o concurseiro deve aprender a definir certos limites ao lidar com a família e amigos neste momento.
“Estabelecer horários, locais de estudo e dizer o famoso "NÃO" irá liberá-lo para se dedicar a preparação”, orientou a coach.
• Como ter um estudo eficaz para concursos
• Mapas mentais para concurso público: saiba o que são e como fazer

Programação neurolinguistíca pode ajudar na superação de traumas e desafios
Sentir dificuldades nos estudos ou ter que lidar com uma reprovação são grandes desafios enfrentados por muitos concurseiros. No entanto, a Programação Neurolinguística (PNL) pode ajudar.
A PNL está relacionada à forma de agir e pensar mediante determinadas situações, de acordo com o mapa neurológico de cada indivíduo. Basicamente, esse mapa é construído ao longo da vida das pessoas, com base em suas crenças, costumes, experiências e aprendizados.
O que a PNL faz é ajudar as pessoas a remodelarem essa forma de resposta a fatores externos, para que possam alcançar seus melhores resultados. Mas antes de aplicar as técnicas da programação neurolisguística, o concurseiro deve saber o que realmente quer. Por isso, a importância das metas.
“Saber o que você quer é a grande estratégia para aplicação das técnicas de PNL. Depois, é interessante passar a agir como se já estivesse conseguido os resultados, ou seja, com o foco voltado para os resultados e o mais importante, agir. Muitos fatores também influenciam neste momento, como a linguagem, comportamento, fisiologia e crenças”, explicou Carmem.
Invista na sua preparação para concursos
Manter-se saudável ajuda no controle da ansiedade durante os estudos para concurso
Entender como a própria mente funciona em momentos desafiadores, como aprender uma matéria muito difícil, ajudam os candidatos a reformularem suas atitudes nesses momentos.
“Essas dificuldades refletem uma crença limitante que pode prejudicar o candidato. E como a crença é uma profecia auto realizadora, se torna uma verdade. Se você aprende uma matéria com facilidade, aprenderá qualquer outra”, destacou a especialista.
Nessas horas, a dica é ser criativo e não perder o foco da própria meta. Encontrar maneiras diferentes de estudar aquele mesmo assunto, por exemplo, pode ajudar. “Seja criativo, estude dando aulas das matérias, faça mapas mentais, crie desenhos”, recomendou Carmem.
• E-book: "Guia do Concurseiro Iniciante"
Por fim, para manter uma rotina saudável e controlar a ansiedade, o concurseiro precisa reservar um tempo para um bom descanso. Além da não deixar de lado a prática de atividades físicas e uma boa alimentação.
“Para relaxar a mente, a principal dica é cuidar da fisiologia (mente e corpo é um único sistema). Fazer exercícios físicos, beber muita água, já que o nosso corpo é composto de 70% de água, favorece a atenção e a memória.”
Carmem Zara também enfatizou a importância do sono. “Um bom sono auxilia na aprendizagem. Durante o sono profundo, o cérebro se desconecta dos sentidos e processa, revisa e armazena as informações na memória.”
Aproveite e assista essa playlist com dicas para treinar sua mente! [PLAYLIST id="216"]
Notícias mais lidas




