Estudar para o Enem e concurso público ao mesmo tempo. É possível?

Você está na dúvida se faz Enem ou estuda para concurso? Então confira algumas dicas e saiba se é possível fazer os dois e se dar bem.

Autor:
Publicado em:09/05/2019 às 07:08
Atualizado em:09/05/2019 às 07:08

Fazer o Enem ou se preparar para o concurso público? Muita gente faz essa pergunta e fica na dúvida entre escolher um ou outro. Mas e se for possível unificar os estudos e começar uma preparação dedicada a ambos. Quer saber se é possível? Confiira as dicas do especialista!

As inscrições para o Enem 2019 já estão abertas e ficará disponível até o dia 17 de maio, por meio do site do Inep

E para os concurseiros de plantão que estão a todo vapor na preparação para o concurso dos sonhos, o Exame Nacional do Ensino Médio pode ser uma ótima forma de intensificar esses estudos.

O coordenador e professor de Químia do Curso Preparatório Progressão Autêntico, Jefferson Ribas, explicou que é possível juntar as duas preparações e se dar bem. Segundo ele, a nível de conteúdo não há problemas, pelo contrário, haverá um complemento dos estudos.

"O Enem é um concurso com uma abrangência de conteúdos bastante extensa. Isso permite o candidato a tentar outros concursos vestibulares como a UERJ e também provas militares. É claro que a forma de cobrança é diferente, exigindo do candidato essa adaptação."

Enem x concursos: como unir os estudos (Foto: Pixabay)
Enem x concursos: como unir os estudos e se dar bem nos dois
(Foto: Pixabay)

Como aproveitar os estudos do Enem para o concurso?

Jefferfon explica que o concurso público exige em sua maioria um bom domínio de duas disciplinas principais: Língua Portuguesa e Matemática. Ele explica que o candidato pode tentar desenvolver, com o Enem, ainda mais essas ferramentas.

Além disso, Jefferson destaca o Raciocínio Lógico, que entra como suporte e auxiliar para quem estuda para concurso. Confira os 5 passos para evitar a procrastinação

O professor destaca as duas disciplinas mencionadas acima como padrões, tanto no Enem como em concursos. Dificilmente, por exemplo, uma prova de concurso não cobra Língua Portuguesa, e, por isso, o estudo do Enem reforça ainda mais.

Algumas outras disciplinas não são totalmente comuns, enquanto outras são específicas de acordo com a área. A Língua Estrangeira, por exemplo, não é muito comum em todos os concursos. Já Química e Física costumam ser bem encontradas nos programas de concursos militares.

Prepare-se para concursos públicos
Inicie os estudos para o concurso

Redação Enem x Redação Concurso

Enquanto no concurso, a Redação nem sempre está presente - na maioria das vezes sendo cobrada apenas para cargos de nível superior - no Enem é uma avaliação obrigatória e que costuma ter bastante peso, de acordo com o curso.

Portanto, saber fazer um bom texto é fundamental. Quem está se preparando para o Enem precisa conhecer os principais pontos de como fazer uma boa redação dissertativa argumentativa.

O que pode ajudar muito para quem já estuda para concursos é a disciplina de Atualidades e Língua Portuguesa, principalmente no que diz respeito as regras gramaticais e ortográficas.

Quem conseguir fazer uma boa Redação no Enem certamente conseguirá, se no futuro tentar, uma boa redação em um concurso.

+ Estuda e trabalha? Saiba como superar esse desafio

O professor Jefferson Ribas aponta que a Redação deve ser tratada de maneira diferenciada para o Exame, devendo o curso preparatório ou qualquer outro tipo de preparação que o candidato escolher, voltar suas atenções em simular como elaborar um texto nos padrões de provas anteriores.

"Costumamos aproximar nossos alunos dessa realidade através de professores de excelência e também temos as rotinas de simulados que são produzidos por ex-professores da banca do Enem. A devolutiva desse processo é toda baseada no TRI (Teoria de Resposta ao Item) e isso proporciona ainda mais segurança e consistência para o aluno fazendo com que a redação tenha um papel de destaque na preparação de cada um."

Jefferson Ribas dá dicas para conciliar Enem e concursos (Foto: Assessoria Progressão)
Jefferson Ribas dá dicas para conciliar Enem e concursos
(Foto: Assessoria Progressão)

Do Enem para o concurso: o tempo de preparação

O professor Jefferson explica que o tempo de preparação de um exame, seja o Enem ou concurso público sempre vai variar muito de candidato para candidato.

E isso parte muito de acordo com a rotina de cada um e de suas habilidades individuais.

No entanto, tudo vai depender ainda da base de estudo que será construída pelo estudante e "no" estudante ao longo do ensino médio, principalmente.

Segundo Ribas, o colégio precisa dar um suporte inicial e aproximá-lo dessa realidade que é o concurso público.

+ Como manter a concentração nos estudos para concursos?

Se não existir esse compromisso, ficará tardio e a preparação para o concurso será a longo prazo. Essa aproximação deve ser feita tanto no perfil da aula ministrada como nos métodos avaliativos, para que ele encontre semelhança e não sinta tanto impacto.

"Todas as tentativas em concursos são válidas, independente se querem ou não esse concurso. Sempre digo aos meus alunos para tentarem tudo e quem sabe terão uma dor de cabeça com a dúvida do que irão escolher. Além disso, também é importante para medirem seus conhecimentos e com isso realizar ajustes e consertar os erros a tempo. "

Enem x Concursos: as diferenças

Para o professor, o Enem é um concurso bem diferente de todos os outros, dessa forma:

  • Tem um conteúdo bastante extenso;
  • Exige do aluno algumas habilidades.
  • Requer bom senso e raciocínio lógico sempre;
  • É preciso mais do que ser apenas dedicado, o Enem surpreende.

"Outros concursos, militares por exemplo, podem até possuir um conteúdo extenso compatível com o Enem , mas a forma de abordagem não exige muito a interdisciplinaridade como o ENEM exige, por exemplo. Isso não significa que seja mais ou menos difícil, mas são bem diferentes na forma de cobrança e é preciso estar atento a todos esses detalhes."

Concursos usam a nota do Enem para aprovação

No mundo dos concursos, em algumas situações a média obtida como nota final no Enem pode ser utilizada como método avaliativo e de classificação. Esse método não é muito comum, mas costuma ser visto anualmente em alguns órgãos.

A dica do professor  para esses casos é estudar como se fosse fazer o concurso do Enem. Procurar sempre fazer provas anteriores e ir atrás de dicas de quais itens são mais cobrados nas principais disciplinas.

+ Novo concurso para oficiais da PM-PB usará nota do Enem 2019

A Polícia Militar da Paraíba foi uma que já confirmou que usará a nota do Enem 2019 em seu concurso público. Portanto, fazer o exame é um dos requisitos obrigatórios. 

De acordo com a corporação, a nota no Enem 2019 corresponderá à primeira etapa do concurso para ingresso no Curso de Formação de Oficiais (CFO) de 2020. A PM-PB recomendou aos interessados que aguardem a publicação do novo edital para mais informações quanto ao período de inscrição e outros detalhes do processo seletivo.

As provas Exame Nacional do Ensino Médio, conforme calendário do Enem 2019, serão aplicadas em dois domingos: dias 3 e 10 de novembro. No ato da inscrição, o candidato precisará escolher entre Inglês e Espanhol para responder a cinco perguntas. [VIDEO id="8717"]

Sumário