Estudos para concurso do Ministério Público Militar são autorizados

O Ministério Público Militar (MPM) autorizou os estudos para o seu novo concurso público. Atualmente, o número de cargos vagos chega a seis.

Autor:
Publicado em:28/06/2019 às 08:45
Atualizado em:28/06/2019 às 08:45

O Ministério Público Militar (MPM) autorizou o início dos estudos para o seu próximo concurso público de promotor de justiça. A deliberação foi dada, por unanimidade, durante a 258ª Sessão Ordinária do Conselho Superior do MPM, na última quarta-feira, 26.

O Conselho manifestou-se favoravelmente à adoção das medidas necessárias para a realização de concurso, que terá etapas de provas e títulos, para o ingresso na carreira do Ministério Público Militar. 

Ainda segundo o MPM, com a aposentadoria da subprocuradora-geral Anete Borborema, já são seis vagas em aberto no quadro do Ministério Público Militar. Com os estudos autorizados, uma equipe será formada para planejar o novo concurso. 

Concursos de Tribunais

Último concurso MPM ocorreu em 2013 

O último concurso do Ministério Público Militar para promotores foi aberto em 2013. A seleção foi destinada ao preenchimento inicial de nove vagas, sendo duas para a Procuradoria de Bélem (PA), uma para Recife (PE) e uma para Bagé (RS). As outras cinco oportunidades, tiveram a localidade definida após a seleção.

A carreira do MPM é constituída pelos cargos de subprocurador-geral de justiça militar, procurador e promotor, sendo este último o cargo inicial. Os ganhos, em 2013, para este posto eram de R$24.057 mensais.

MPM aprova estudos para concurso (Foto: Aa Volpe/Agencia Senado)
MPM prepara novo concurso (Foto: Ana Volpe/Agencia Senado)

 

Para concorrer ao cargo de promotor de justiça militar é preciso ter bacheral em Direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica. O concurso MPM 2013 teve as seguintes etapas de seleção: provas objetiva, subjetiva, oral e prática; e avaliação de títulos.

As duas primeiras provas foram realizadas nas cidades que sediavam as Procuradorias e no Distrito Federal, conforme a escolha do candidato. As outras etapas foram exclusivamente aplicadas na capital federal. O concurso teve validade de dois anos, cabendo prorrogação por igual período. 

Prepare-se para concursos em 2019!

Inicie seus estudos

Estude para o concurso MPM 2019

Com estudos autorizados para uma nova seleção, é hora de se preparar para o concurso MPM 2019. Para isso, FOLHA DIRIGDIA separou algumas dicas. Confira! [VIDEO id="8443"]

Sumário