- Início
- Notícias de Concursos
- Existe fórmula de estudo para concurso? Descubra!
Existe fórmula de estudo para concurso? Descubra!
Especialista em aprendizagem e desenvolvimento pessoal, Leandro Piccini, fala sobre os melhores horários e organização para os estudos.

(Foto: Arquivo Pessoal)
Quem sonha entrar no serviço público tem pelo menos uma certeza: é preciso se dedicar aos estudos. Apesar de ser uma tarefa aparentemente simples, na prática não é bem assim. Muitos métodos, técnicas e fórmulas podem ser considerados mas, afinal, como estudar para concurso? Qual o melhor horário? Será que existe uma fórmula de estudo para concurso?
Segundo o especialista em aprendizagem e desenvolvimento pessoal, Leandro Piccini, não existe uma forma única. "Ao longo dos meus anos de pesquisa na área de Psicologia e Neurociência da Aprendizagem, o que percebo é que cada pessoa aprende de uma forma. Portanto, é difícil falar de uma melhor ou única forma de estudar", diz.
De acordo com o professor, existem algumas dicas que sempre são válidas para quem está se preparando para concursos públicos. A primeira delas é aprender de forma ativa.
"Isto significa se envolver com seus estudos, não apenas fazer uma leitura fria dos materiais ou assistir as aulas sem interesse. É preciso estar atento. A melhor forma de fazer isso é anotando, fazendo mapas mentais e praticando. Sua memória se torna mais ativa quando você tem interesse pelo que está aprendendo e consegue estabelecer relações com sua vida cotidiana", explica.
Ele conta o caso de uma aluna que atendeu em uma das mentorias. Segundo Piccini, ela estava estudando para o concurso da Petrobras e falou ser impossível fazer alguma relação entre o conteúdo de Lógica e sua vida cotidiana.
"Mostrei a ela algumas maneiras que a lógica era usada no dia a dia, inclusive em sua forma de pensar e raciocinar, isso não durou mais do que dois minutos. A partir daquele momento ela passou a compreender muito mais a importância dos conteúdos de lógica, inclusive aumentou muito os resultados em seus estudos dessa matéria. Todos podem fazer isso com qualquer matéria, e é uma excelente forma de ativar a memória e facilitar o aprendizado", conta.
Para o especialista, que também dá dicas no site estudareaprender.com, a segunda forma mais importante de preparação é através de resolução de questão. Ele afirma ser imprescindível para quem está estudando treinar constantemente através das questões.
"É obvio que é preciso treinar com questões de maneira ativa, se envolvendo e procurando aprender com seus erros. Assim sua aprendizado se torna muito melhor e aumenta suas chances de aprovação" diz.
⇒ Você sabe estudar para concursos públicos por questões?
⇒ Como fixar a matéria estudada para um concurso?
Qual o melhor horário para estudar para concurso?
Questionado sobre o melhor horário para estudar, o especialista reforça que cada pessoa tem sua forma de aprender, o mesmo vale para questão do horário. Algumas pessoas devido ao seu cronótipo (relógio biológico) funcionam melhor na parte da manhã, outras na parte da tarde e outra à noite ou madrugada.
"O interessante aqui é pensar consigo mesmo 'em qual horário eu tenho maior rendimento em meus estudos?'". Essa pergunta ajuda a pessoa a encontrar seu horário ideal. No entanto, há casos de quem não tem a possibilidade de escolher horários, devido a rotina corrida, afazeres diários, entre outros motivos. Para Piccini, neste caso vale a adaptação.

"É preciso se adaptar corretamente ao horário que você possui para conseguir nesse tempo ter os melhores resultados possíveis em sua aprendizagem. A melhor maneira de você conseguir se adaptar é estabelecendo o hábito de sempre estudar naquele mesmo horário. Com o tempo seu organismo, cérebro e mente se acostumam aos estudos, independente se aquele é o melhor horário para você estudar de acordo com seu relógio biológico. O hábito com certeza é muito mais poderoso nesse aspecto", afirma.
⇒ Baixe e-book "Como estudar para concurso"
Como estudar para concurso à noite?
O professor afirma que em relação a estudar à noite a melhor estratégia, inicialmente, é desenvolver o hábito. Depois é preciso estar atento a algumas coisas que podem facilitar o aprendizado neste horário.
Para pessoas que tem afazeres como trabalho fora de casa ou mesmo quem trabalha em casa ele aconselha:
• Uma rotina organizada: isto tem um impacto direto na qualidade da atenção e memorização;
• Ter um plano de estudos;
• Estabelecer um ritual sempre antes de iniciar os estudos: isso ajuda na formação do hábito.
O especialista dá o exemplo de um aluno que atendeu em 2017, e estava se preparando para provas de certificação nos EUA.
"Ele trabalhava o dia todo e só tinha a parte da noite para estudar, mas nunca conseguia devido ao cansaço. Inicialmente montamos um plano de estudos com seus horários e organizamos sua rotina, isso ajudou ele a ter uma mente organizada, o que diminui seu estresse e ansiedade", conta.
Piccini continua contando a rotina que estabeleceu com o aluno.
"Montamos um ritual para estudos, era simples, todas as vezes que ele chegava do trabalho, comia um sanduíche, descansava 30 minutos em seu sofá e começava a estudar das 19h até as 22h. Levantava apenas algumas vezes para ir no banheiro e pegar água. Mantivemos esse processo até sua aprovação. Esse é um processo poderoso, porque a ideia era vencer o cansaço e a preguiça, através do estabelecimento de hábito e disciplina", diz.
Quais filmes e livros podem ajudar na preparação para concurso? [VIDEO id="7998"]
Notícias mais lidas




