- Início
- Notícias de Concursos
- Funai convoca excedentes do concurso de 2016 após decisão judicial
Funai convoca excedentes do concurso de 2016 após decisão judicial
A Fundação Nacional do Índio (Funai) convocou 106 candidatos excedentes do concurso de 2016, no último dia de validade da seleção.
*Matéria atualizada em 4/02/2019, às 9h04
A Fundação Nacional do Índio (Funai) convocou os excedentes do concurso de 2016, após decisão judicial. O chamamento ocorreu nos últimos dias de validade da seleção, 30 de janeiro. Ao todo, 106 candidatos foram convocados para a realização dos exames médicos.
De acordo com a portaria publicada no dia 28 de janeiro, no Diário Oficial da União (DOU), são 106 candidatos candidatos nomeados, sendo 101 para os cargos de indigenista especializado, dois de engenheiro e três de contador.
O provimento dos cargos deverá ser feito a partir de janeiro até o dia 31 de dezembro de 2019. A convocação dos excedentes ocorreu na última quarta-feira, 30, logo após a portaria que autorizou a nomeação.

(Foto: Divulgação)
No entanto, de acordo com a Funai, a autorização do dia 28 deixou a Administração com apenas dois dias, antes do vencimento da validade do concurso, para tomar as providências pertinentes à convocação.
Desta forma, as convocações ocorridas no dia 30 tiveram inconsistências no processamento da lotação. A Funai já informou que a informação sobre os municípios de atuação dos novos servidores será reprocessada e haverá publicação de retificação o mais breve possível.
Atualização: Conforme adiantado por FOLHA DIRIGIDA, foi publicado no Diário Oficial da União, no dia 4 de fevereiro, uma "retificação", em relação aos locais de lotação dos convocados. De acordo com a publicação, os 50% dos candidatos excedentes estão convocados para efetuar a escolha de município de lotação, no link disponibilizado no site da Fundação Nacional do Índio, das 8h do dia 4 até as 23h59 do dia 7 de fevereiro.
Nesta quinta-feira, 31, foi publicada a convocação dos candidatos para a realização dos exames médicos. De acordo com o documento, serão aceitos os exames realizados até 90 dias anteriores à data da apresentação à Junta Médica. Os candidatos deverão apresentar:
- Raio X de Tórax (AP e Perfil), com laudo;
- Hemograma;
- Glicemia de jejum;
- Ureia;
- Creatinina;
- TGO;
- TGP;
- Lipidograma;
- VDRL;
- Machado Guerreiro ou Sorologia para Chagas;
- Parasitológico de Fezes;
- EAS;
- ABO com RH; e
- Eletrocardiograma com laudo.
Presidente da Funai pediu convocações
Em mensagem no dia 24 de dezembro, o presidente da Funai, Wallace Bastos, defendeu a convocação dos excedentes no concurso de 2016. Segundo ele, há sete meses na presidência foi possível trazer para a Fundação mais de 203 concursados, que já estão atuando em todas as regiões do país.
"Continuamos lutando, até o último dia de validade do concurso, junto aos ministérios da Justiça e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (atual Economia), para nomear os 50% excedentes. Essa é uma grande carência que precisamos sanar, para que possamos atender cada vez melhor as principais demandas das populações indígenas", afirmou.
O concurso da Funai foi realizado em 2016 e homologado em janeiro de 2017, sendo prorrogado em 2018 até janeiro deste ano. Na época, foram oferecidas inicialmente 220 vagas para o nível superior. As oportunidades foram distribuídas pelos cargos de indigenista especializado (202), engenheiro (7), engenheiro agrônomo (5) e contador (6).
No entanto, em decisão judicial no dia 3 de janeiro, foi exigida a convocação imediata de mais de 100 excedentes no concurso. Apesar de já ter convocado os aprovados para as vagas imediatas, a Justiça Federal considerou necessário o chamamento dos excedentes, por entender que:
"Apesar de não resolver, pode mitigar os danos oriundos da ausência de pessoal em número adequado para atuar no órgão indigenista, em especial nos setores que atuam com povos isolados e de recente contato, fator este essencial para o efetivo cumprimento da medida liminar concedida na presente ação", diz trecho da decisão.
Os servidores nomeados receberão remunerações que podem passar dos R$6.788,31 e serão contratos conforme o regime estatutário. As lotações ocorrem, preferencialmente, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima.
Admissão em concursos: entenda!
Com a nomeação dos excedentes, os convocados devem se preparar agora para o processo admissional. Apesar de parecer simples, esta etapa pode eliminar muitos candidatos. Confira abaixo algumas dicas sobre como funcionam as admissões em concursos. [VIDEO id="8303"]
Notícias mais lidas




