- Início
- Notícias de Concursos
- Gabaritos do concurso PM-BA são disponibilizados normalmente
Gabaritos do concurso PM-BA são disponibilizados normalmente
Foram divulgados os gabaritos provisórios e os cadernos de provas dos concursos da PM e do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia.
Foi divulgado o gabarito preliminar do concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia. As respostas e cadernos de provas foram disponibilizados no site da banca, mas também podem ser conferidos abaixo:
Quem não concordar com as respostas divulgadas pela banca poderá entrar com pedido de recurso. As contestações serão recebidas a partir das 9h desta terça-feira, 21, até as 19h da quarta-feira, 22.
Para realizar o pedido, é necessário acessar o site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - o IBFC. Os candidatos deverão se atentar aos detalhes do edital para o recurso não ser indeferido.
É necessário argumentar e fundamentar a solicitação. A recomendação ainda é de que o candidato seja claro, consistente e objetivo. Os recursos serão aceitos somente pela internet, sendo qualquer outro tipo de envio desconsiderado para análise.

(Foto: Divulgação)
Realizadas no último domingo, 19, as provas objetivas dos concursos da Segurança-BA foram compostas por 80 questões, mesclando por disciplinas de Conhecimentos Gerais e Específicas, além da Redação, aplicável no mesmo dia.
De acordo com o diretor de Recursos Humanos da Secretaria da Administração, Robson Carvalho, "as provas transcorreram normalmente nessa etapa do concurso, em todo estado”, sendo o exame composto por 50 questões de Conhecimentos Gerais e 30 de Conhecimentos Específicos:
Prova objetiva PM-BA
Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico Matemático;
- História do Brasil;
- Geografia do Brasil;
- Atualidades;
- Informática.
Conhecimentos Específicos
- Direito Constitucional;
- Direitos Humanos;
- Direito Administrativo;
- Direito Penal;
- Igualdade Racial e de Gênero;
- Direito Penal Militar;
Prova objetiva Bombeiros-BA
Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico Matemático;
- Ciências Naturais;
- Atualidades;
- Informática.
Conhecimentos Específicos
- Igualdade Racial e de Gênero;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Direito Penal Militar;
- Direitos Humanos;
Saeb deverá ser notificada e concurso PM-BA suspenso
Mesmo com as aplicações das provas, o futuro do concurso PM e Corpo de Bombeiros segue incerto. O Ministério Público do Estado da Bahia solicitou a suspensão, alegando que o edital de abertura traz “exigências absurdas”.
Antes mesmo de aplicar as provas, a administração do concurso se pronunciou a respeito e disse ainda não ter sido notificada. Contudo, salientou que a possível decisão pedia a suspensão do concurso 'apenas após a realização das provas', que aconteceram em sua normalidade.
A decisão foi da desembargadora, Dinalva Gomes Pimentel. Em seu pronunciamento, a administração disse que a decisão 'não afeta esta etapa das provas'. Foi informado ainda que, assim que notificada a respeito da referida decisão judicial, a Saeb informará à Procuradoria Geral do Estado, que adotará as medidas cabíveis.
Entre os argumentos utilizados na ação proferida, está que os editais:
“violam os direitos dos candidatos, bem como os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, razoabilidade, proporcionalidade, isonomia e igualdade de gênero, uma vez que há exigência de exames invasivos para as candidatas, o que não acontece com os concursandos homens".
Em uma nota oficial, a Saeb informou que as provas do concurso PM e Bombeiros-BA registraram 20,7% de abstenções. Esses faltosos são automaticamente eliminados do concurso. A prova aconteceu na cidade de Salvador e em outros seis municípios baianos, com caráter eliminatório e classificatório.
O edital de abertura visa preencher 1.250 vagas, sendo mil para a PM e 250 para o Corpo de Bombeiros. A exigência para o cargo de soldado é o nível médio. A remuneração inicial que a carreira proporciona é de R$3.410,68.
As demais etapas serão avaliação psicológica; exames médicos-odontológicos; teste de aptidão física; exame de documentação; investigação social; e o curso de formação. As contratações serão pelo regime estatutário.
Notícias mais lidas




