- Início
- Notícias de Concursos
- Governador do Pará anuncia novo concurso PM-PA com 7 mil vagas
Governador do Pará anuncia novo concurso PM-PA com 7 mil vagas
A Polícia Militar do Pará realizará um novo concurso. O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho. A seleção preencherá 7 mil vagas.
A Polícia Militar do Estado do Pará realizará um novo concurso público com oferta de 7 mil vagas. A informação foi confirmada pelo governador do estado, Helder Barbalho, em cerimônia realizada na última segunda-feira, 22.
De acordo com Helder, a meta será priorizar a abertura desse concurso, que terá vagas para oficiais e praças. Segundo ele, a seleção deverá ter início no segundo semestre, com as vagas sendo preenchidas conforme a necessidade da Administração Pública.
A reportagem da FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com o a Polícia Militar sobre prazos para edital e demais etapas da seleção, mas até o fechamento dessa matéria não obteve retorno.
O governo do Pará informou ainda que será mais um reforço no policiamento ostensivo dentro da diretriz de adotar a segurança pública como um das áreas prioritárias da gestão estadual. Além disso, contratar novos policiais faz parte dos investimentos feitos pelo estado para combater a criminalidade, como a chamada de policiais que ocupavam funções administrativas.
Estes, ajudarão a recompor o policiamento, podendo destacar ainda a chegada da Força Nacional ao Pará. O governador destacou ainda que as ações nos primeiros meses de mandato já demonstram resultados.
“Se fizermos uma comparação dos primeiros 21 dias de abril de 2019 com o mesmo período de abril de 2018, podemos constatar que houve redução de 40% no número de homicídios no Estado”, afirmou Helder Barbalho. que destacou ainda que o número de homicídios caiu 70%, enquanto em Ananindeua, a redução foi de 86%.
+ Governo do Pará anuncia concursos para PM, Polícia Civil e Susipe

(Foto: Agência do Pará)
Preparativos dos concursos no Pará já foram iniciados
Na última quarta-feira, 17, o governo do estado já havia anunciado que haveriam novos concursos para a segurança pública, mas sem estimativa de vagas. A Secretaria de Administração informou que já foram iniciados os procedimentos para editais da Polícia Militar, Polícia Civil e Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe).
A Polícia Militar, de acordo com o anúncio, contaria com oportunidades para praças, oficiais, praça auxiliar de saúde, praça músico e oficiais de saúde. Por enquanto, o governador anunciou apenas as 7 mil vagas de praças e oficiais.
• Tenha acesso a cursos de preparação para concursos!
A próxima etapa será formar comissão responsável por acompanhar os concursos. Este grupo deverá organizar os preparativos, assim como elaborar o projeto básico da seleção. Este documento contém informações importantes como vagas, cargos, salários, cronograma e etapas do concurso.
Feito isso, o projeto básico será enviado a possíveis bancas organizadoras para que enviem suas propostas e uma empresa responsável possa ser contratada. Os editais só são publicados após a contratação da organizadora.
Último concurso PM-PA foi realizado em 2016
Quem deseja se antecipar e largar na frente com os estudos pode começar a preparação com base no edital anterior. E o último concurso para a Polícia Militar do Estado do Pará foi realizado em 2016, com uma oferta de 2.194 vagas.
Dessas vagas, 160 foram para o curso de formação de oficiais (ensino superior), 34 para o curso de oficiais da área da Saúde (nível superior) e 2 mil para o curso de formação de praças (ensino médio).
Os concorrentes foram avaliados por meio de diversas etapas de seleção, sendo provas objetivas, provas discursivas, teste de saúde, além de avaliação física e psicológica. O concurso PM-PA de 2016 contou com mais de 104 mil pessoas inscritas.. Os ganhos chegaram a R$6 mil.
De acordo com informações da Agência do Pará, atualmente a corporação promove o Curso de Formação de Praças 2018/2019, visando a formação de 547 novos policiais militares. Estes, estão distribuídos em Belém (304), Santa Izabel (49), Castanhal (94) e Marabá (100). A formatura dos agentes ocorrerá ainda neste semestre, de acordo com o governo. [VIDEO id="7157"]
Notícias mais lidas




