- Início
- Notícias de Concursos
- Governo da Bahia confirma 500 vagas para Corpo de Bombeiros
Governo da Bahia confirma 500 vagas para Corpo de Bombeiros
O Governo da Bahia divulgou por meio de uma nota que serão abertas 500 vagas para o Corpo de Bombeiros. Edital está previsto para 2019.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CMB-BA) publicou uma nota em seu site informando o início dos trâmites para a realização de um novo concurso para o quadro de praças da corporação. Serão abertas 500 novas vagas, sendo 250 para ingresso em 2020 e outras 250 para 2021.
De acordo com a publicação, a medida integra as diretrizes da administração estadual para reforço e valorização da segurança pública no estado. A autorização do concurso foi assinada no último dia 19 de julho.
O governador do estado, Rui Costa, anunciou a seleção pelas redes sociais, durante o programa "Papo Correria". Apesar de não ter data definida, o concurso sairá ainda este ano, de acordo com o governador.

Governador também autorizou concurso para Soldados da PM
Além do concurso para o Corpo de Bombeiros, também foi autorizada a realização de concurso com 2 mil vagas para soldados da Polícia Militar da Bahia.
"Serão 2 mil vagas, sendo que nós vamos chamar em duas etapas para programar a capacitação e o treinamento. Chamaremos primeiro mil vagas e, em seguida, chamaremos mais mil para treinamento. Então, ao todo serão 2 mil vagas e o edital será divulgado no segundo semestre", disse Rui Costa.
Os trâmites para a realização desse concurso já estão avançadas, com o processo de escolha de organizadora já em fase final. Apesar da confirmação da Secretaria de Administração, ainda não se sabe quais bancas estão na disputa e a modalidade escolhida para a contratação da empresa.
+ Saiba mais sobre o concurso para a PM-BA
Último concurso para o Corpo de Bombeiros-BA foi realizado em 2017
O último concurso para o Corpo de Bombeiros da Bahia foi realizado em 2017 e ofertou 750 vagas. Do total de vagas, 672 eram destinadas a candidatos do sexo masculino e 72 para o sexo feminino.
Para concorrer a exigência era o nível médio completo ou médio/técnico de escolaridade. Também é necessário ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos, além da estatura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).
As oportunidades foram distribuídas entre as seguintes regiões: Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Teixeira de Freitas.
Assim como o concurso para Bombeiros, a última seleção para PMs foi realizada em 2017. Foi publicado um único edital com oferta para os dois cargos. Ainda não se sabe se, como na seleção de 2017, um único edital trará a oferta de vagas dos dois concursos.
A oferta para a PM-BA foi de 1.819 vagas para homens e 181 para mulheres. Ao todo, foram 3 mil convocados para o curso de formação, mil além do previsto em edital. Durante o curso, a remuneração foi de R$937. Após a conclusão dessa etapa, o salário chegou a R$2.585,05.
Prepare-se para o concurso
Concurso apresentou diversas etapas de seleção
Os candidatos do concurso de 2017 foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A prova objetiva foi composta por 80 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 50 de Conhecimentos Específicos.
Foram aprovados na avaliação os que obtiveram, no mínimo, 60% de acerto no total das questões. Já na prova discursiva, os candidatos deveriam elaborar uma Redação, de no mínimo 20 linhas e no máximo 30.
O candidato tinha a opção de escolher entre três temas apresentados. Também era necessário alcançar um mínimo de 60% de acerto nessa avaliação.
Os aprovados nessa etapa ainda passarão pelas fases de: avaliação psicológica, exames médicos-odontológicos, teste de aptidão física, exame de documentação e investigação social.
O seu estudo para concurso precisa começar agora! [VIDEO id="8507"]
Notícias mais lidas




