- Início
- Notícias de Concursos
- Governo do DF prevê contratações por concurso para área da Saúde
Governo do DF prevê contratações por concurso para área da Saúde
Governador do DF declara estado de emergência na Saúde e a contratação de aprovados em concursos, além de abertura de seleções temporárias.
Em decreto publicado nesta terça-feira, 8, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, declarou situação de emergência na área da Saúde. De acordo com o texto do Diário Oficial, entre os motivos está a carência de profissionais.
Em um dos trechos, é exemplificada a falta de médicos em diferentes especialidades:
"Considerando o grande déficit de profissionais e recursos humanos na rede pública de saúde distrital, tais como pediatras, clínicos, anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem."
Além disso, fica afirmado que há necessidade de medidas urgentes e excepcionais a fim de evitar consequências catastróficas no âmbito da saúde pública.
Por isso, determina que o secretário de saúde constitua uma força-tarefa para reduzir o déficit de sua força de trabalho, com ampliação de carga horaria de servidores efetivos do quadro.

(Foto: Reprodução)
No decreto, o governador também solicita a nomeação de aprovados em concurso público e a realização de contratação temporária, que deverá ser feita por meio da abertura de processo seletivo simplificado, a fim de restabelecer a plena assistência à população.
As medidas deverão ser executadas no período de até 180 dias, prazo de vigência da situação de emergência na saúde pública.
Baixe e-book gratuito: "Como ser um concurseiro"
Orçamento traz previsão de 6 mil vagas
Na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Distrito Federal, publicada em outubro de 2018, há a previsão de 6.255 vagas para a Secretaria da Saúde a serem preenchidas por concurso, e um orçamento de mais de 356 milhões para o ano de 2019.
O texto da LDO menciona diversos cargos a serem contemplados, com destaque para enefermeiro, com mil vagas, e agente comunitário, com 782. Confira a lista completa das funções:
- agente comunitário de saúde (782)
- agente de vigilância ambiental (450)
- auxiliar em saúde (10)
- cirurgião dentista (267)
- enfermeiro (1 mil)
- médico (356)
- técnico em saúde (30)
- auditor fiscal de atividades urbanas (10)
- técnico em higiene bucal (267)
- técnico administrativo (550)
- terapeutas ocupacionais (200)
- técnico em radiologia (351)
- especialista em saúde (200)
Para que o concurso Saúde-DF aconteça, no entanto, ainda é necessária a autorização formal do governador.
Prepare-se para concursos públicos em 2019!
Veja os concurso previstos para 2019! [VIDEO id="8440"]
Notícias mais lidas




