ICMBio realiza seleções para brigadista e chefe de esquadrão

O ICMBio realiza seleções para brigadistas e chefes de esquadrão, em diversas unidades de conservação do país. Confira as vagas!

Autor:
Publicado em:24/04/2019 às 13:00
Atualizado em:24/04/2019 às 13:00

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realiza seleções para brigadistas e chefes de esquadrão, em diversas unidades de conservação do país. As oportunidades são destinadas a pessoas que saibam ler e escrever. 

Para o cargo de chefe de esquadrão, será preciso ainda ter carteira de habilitação tipo B ou superior. Além disso, não poderão se inscrever na seleção servidores ou empregados públicos. Há inscrições abertas para diversas unidades de conservação.

Prepare-se para concursos!

Inicie seus estudos

Para as vagas das regiões da Floresta Nacional Goytacazes, Parque Nacional de Sete Cidades, Parque Nacional das Emas, Núcleo de Gestão Integrada e Parque Nacional da Serra da Bocaina, as inscrições terminam neste mês de abril, nos dias 25, 26 ou 30, dependendo da seleção. 

No entanto, até maio, ainda será possível concorrer às vagas das seguintes regiões: Parque Nacional do Pantanal Matogrossense; Parque Nacional do Iguaçu; Parque Nacioanal da Chapada da Diamantina; Estação Ecológica de Taiamã; Floresta Nacional de Iquiri; Reserva Biológica da Mata Escura; Floresta Nacional de Negreiros; Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros; e Floresta Nacional do Araripe-Apodi.

As inscrições serão presenciais, conforme o edital da região escolhida. Os editais de todas as seleções para brigadistas e chefes de esquadrão do ICMBio podem ser conferidos no site do Instituto.

ICMBio realizará seleção em duas etapas

Todos os anos, o ICMBio realiza as seleções para a formação das Brigadas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais em diversas unidades de conservação federais. O processo seletivo é realizado em duas etapas.

Para participar da seleção, os candidatos precisam ter suas fichas cadastrais aprovadas para, somente então, ingressar no curso de formação. A primeita etapa consiste em dois testes, sendo eles: o Teste de Aptidão Física (TAF) e o Teste de Habilidade e Uso de Ferramentas Agrícolas (Thufa).

ICMBio realiza seleção para brigadista e chefe de esquadrão (Foto: Divulgação/ICMBio)
ICMBio seleciona brigadistas e chefes de esquadrão
(Foto: Divulgação/ICMBio)

 

O TAF será composto por uma caminhada com bomba costal, com o objetivo de avaliar as resistências muscular e aeróbica, além da capacidade cardiorrespiratória dos candidatos. A distância percorrida será de 2.400 metros, transportando uma bomba costal com água e peso de, aproximadamente, 20. O tempo máximo será de meia hora de caminhada.

Já o Thufa é o teste da enxada, que avaliará a resistência muscular e habilidade no manuseio de ferramentas agrícolas. O candidato deverá capinar e rastelar uma área de três por cinco metros, até solo mineral, em um máximo de 20 minutos. Serão avaliados a qualidade da capina e a obediência aos critérios de lançamento do material apresentados pelos avaliadores. 

A segunda etapa ocorrerá em um curso teórico-prático de 40 horas, com presença integral e nota mínima de seis pontos para aprovação. Os aprovados como brigadistas receberão uma salário mínimo e os chefes um salário e meio, além dos auxílios para ambos. 

O processo seletivo do ICMBio ficará válido por um ano. Os convocados neste período terão um contrato mínimo de seis meses, que poderá chegar, no máximo, a três anos. 

Prepare-se para concursos!

Se você sonha com concursos da área de Segurança, é hora de se preparar para as seleções esperadas para este ano. Confira abaixo os concursos já confirmados e previstos neste segmento! 

Acesse o grupo no Telegram

[VIDEO id="8473"]

Sumário