- Início
- Notícias de Concursos
- João Doria quer 21 mil vagas em concursos na Segurança de São Paulo
João Doria quer 21 mil vagas em concursos na Segurança de São Paulo
Após ter sido eleito governador de São Paulo, João Doria deu entrevista e prometeu realizar novos concursos para a Segurança.
Eleito governador do Estado de São Paulo no último domingo, 28, João Doria prometeu aumentar o efetivo e realizar novos concursos para a Segurança Pública, que será uma das prioridades de seu governo. Ao todo, ele quer preencher 21 mil vagas para as Polícias Militar e Civil.
Em entrevista ao programa Bom dia São Paulo, o ex-prefeito da capital disse que o objetivo será melhorar ainda mais a qualidade da segurança e, por isso, fortalecerá o efetivo das corporações. Ele prometeu ainda melhorar a condição salarial dos policiais.
Do quantitativo anunciado por João Doria, 13 mil vagas seriam destinadas a Polícia Militar e 8 mil vagas para a Polícia Civil. Ele quer integrar as polícias, além de agregar também as Guardas Municipais, considerando ser uma "força tarefa importante".
"Vamos obviamente aumentar o efetivo da Polícia Militar abrindo novos concursos. Já faz tempo que a PM não abre para novos concursos. Temos um contigenciamento de 13 mil policiais militares e 8 mil policiais civis. Então também vamos prestigiar a Polícia Civil, contratando e recolocando nas delegacias os delegados, os assistentes os escrivães", disse Doria.
João Doria concorreu ao cargo pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e venceu o atual governador do Estado de São Paulo, Márcio França, do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

(Foto: Prefeitura de Sorocaba)
Em 2018, corporações abriram concursos com 8.150 vagas
Embora durante a entrevista o novo governador tenha afirmado que a Polícia Militar não abre concursos faz tempo, essa informação não procede. A corporação é conhecida por realizar novas seleções todo o ano para mais de 2 mil vagas.
Em dezembro, o governador em exercício Geraldo Alckmin autorizou 5.400 vagas para a carreira de soldado, para provimento em duas etapas. Durante o ano de 2018, a corporação divulgou dois editais, sendo cada um deles com 2.700 oportunidades para a carreira que exige apenas o nível médio.
O primeiro edital para soldados da PM-SP foi divulgado em março, enquanto o segundo documento foi publicado em julho desse ano. Ambos estão em andamento e sendo organizados pela Fundação Vunesp, que tem a tradição de comandar os concursos da segurança de São Paulo.
A Polícia Civil de São Paulo também realizou recentemente concursos públicos para vários cargos. No total, foram 2.750 vagas oferecidas por meio de sete editais para vários cargos: agente de polícia, auxiliar de papiloscopista, agente de telecomunicação, papiloscopista, escrivão, investigador e delegado.
Notícias mais lidas




