No dia da Marinha, confira a situação dos concursos 2019

A Marinha do Brasil realiza mais de dez seleções neste ano e tem inscrições abertas. Confira mais sobre as carreiras.

Autor:
Publicado em:21/02/2019 às 12:00
Atualizado em:21/02/2019 às 12:00

*Matéria atualizada em 11/06/2019 às 10h55

Nesta terça-feira, 11 de junho, é comemorado o Dia da Marinha. A data magna faz referência a Batalha Naval do Riachuelo, realizada em 11 de junho de 1865, quando a Força Naval brasileira obteve a primeira grande vitória dos aliados na Guerra do Paraguai.

Se seu sonho é fazer parte da Marinha, saiba que a instituição realiza concursos anuais e possui o calendário oficial para as seleções de 2019.

A maioria delas já tiveram seus editais publicados e estão em andamento. O concurso Aprendiz de Marinheiro, por exemplo, teve início em janeiro. Para esta seleção, são oferecidas mil vagas.

Confira o cronograma atualizado e a situação dos concursos:

Concurso Edital Data da Prova
Corpo de Engenheiros da Marinha Edital publicado em março 19 de maio (1ª fase) e 2ª quinzena de julho (2ª fase)
Quadro Técnico do Corpo Auxiliar Edital publicado em março 16 junho (objetiva) e discursiva na 2ª quinzena de outubro
Fuzileiros Navais Edital publicado em fevereiro 28 de maio
 Quadro de Médicos Edital publicado em maio 2ª quinzena de julho
Colégio Naval Edital publicado em abril Data a ser divulgada em julho
Escola Naval Edital publicado em maio

2ª quinzena de agosto (1ª prova)

1ª quinzena de setembro (2ª prova)

Quadro Técnico de Praças da Armada Edital publicado em maio 2ª quinzena de setembro (data a ser divulgada)
Corpo Auxiliar de Praças Edital publicado em maio 2ª quinzena de outubro (data a ser divulgada)
Efomm

Edital publicado em maio

(inscrições abertas)

 17 e 18 de agosto
Programa de Residência Médica e Especialização em Enfermagem A definir 1ª quinzena de novembro

Concurso Efomm tem inscrições abertas

No momento, o concurso Marinha com inscrições abertas é o da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante - Efomm, com 180 vagas. Do total, 100 são para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, e 80 para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém.

Os interessados devem ter o nível médio e idade entre 17 e 23 anos, até o dia 1º de fevereiro de 2020. Para a inscrição, é preciso acessar o site da Marinha, até o dia 16 de junho.

Marinha realizará dez concursos em 2019 (Foto: Divulgação)
Marinha divulga calendário de concursos para 2019 (Foto: Divulgação)


Além destes, o quadro de Capelães terá apenas oportunidades para pastores da Igreja Batista. No caso destes dois concursos, as seleções realizadas em 2018, para as demais carreiras, continuarão válidas até 2020.

Saiba como ingressar na Marinha do Brasil

Para quem deseja ingressar na instituição, que integra junto ao Exército e a Aeronáutica as Forças Armadas brasileiras, FOLHA DIRIGIDA fez um resumo sobre as exigências nas seleções da Marinha

As oportunidades na Marinha são preenchidas através de concursos públicos que acontecem, em sua maioria, todo ano. As vagas são para pessoas de vários perfis, com escolaridades do nível fundamental ao superior. Além disso, as seleções acontecem em todo o Brasil. 

As carreiras são distribuídas entre oficiais, voltada para o nível superior, ou praças, para quem tem o nível médio. Os concursos têm também diferença em relação ao número de vagas para homens e mulheres, e alguns, inclusive, são exclusivos para o sexo masculino, como é o caso do Aprendiz de Marinheiro.

Os concursos para a carreira militar fazem ainda exigênciais de idade, que no geral vão dos 15 aos 36 anos, para o ingresso. No entanto, há seleções que aceitam candidatos até os 45 anos de idade, como no caso do Serviço Militar Voluntário.

Para militares, a tabela de remuneração segue o posto ou graduação e costuma ser reajustada anualmente. Os maiores postos são de oficiais-generais, almirante-de-esquadra, general-de- exército e tenente-brigadeiro, com soldo de R$13.471, reajustado em janeiro deste ano.

Prepare-se para concursos em 2019!

Curso preparatório online

Já os postos mais baixos, por exemplo, são os de marinheiro-recruta, recruta, soldado, soldado-recruta, soldado de 2a Classe (não engajado) e soldado-clarim ou corneteiro de 3a classe, que têm soldo de R$980, já reajustado este ano. Os valores ainda podem subir, conforme o recebimento de adicionais de habilitação e militar. 

Leia também:

Carreira Militar: saiba como estudar!

A Marinha do Brasil, assim como as demais Forças Armadas, realiza concursos anuais. Para sair na frente na preparação, FOLHA DIRIGIDA traz para você dicas sobre como conciliar os estudos para concursos com as seleções da área Militar. Confira! [VIDEO id="6873"]

Sumário