- Início
- Notícias de Concursos
- Ministério da Justiça e Segurança Pública autoriza novo concurso
Ministério da Justiça e Segurança Pública autoriza novo concurso
Ministério da Justiça e Segurança Pública autoriza contratação de temporários para projeto de Big Data e Inteligência Artificial.
A Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital divulgou, nesta terça, 19, no Diário Oficial da União, uma portaria que autoriza a realização de um novo concurso para o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A Portaria nº 7.937, de 29 de outubro de 2019, visa a contratação temporária de 35 profissionais para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos da alínea "j", do inciso VI, do art. 2º, da Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993.
♦ Reforma Administrativa: você é a favor ou contra?
De acordo com o anexo II do Decreto nº 6.478, de 2008, a remuneração será de R$8.300.
As oportunidades são para atuar no desenvolvimento de atividades relacionadas ao Projeto Sinesp Big Data e Inteligência Artificial, no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Confira a divisão das oportunidades ofertadas por área:
- Engenheiro de Dados (Big Data): 10 vagas;
- Analista de Governança de Dados (Big Data): 13 vagas;
- Cientista de Dados (Big Data): 12 vagas.

(Foto: Divulgação)
Edital pode ser publicado até maio de 2020
A contratação dos profissionais temporários será feita mediante aprovação em processo seletivo simplificado. De acordo com a Portaria, a publicação do edital de abertura das inscrições será de até seis meses, contados a partir da publicação da Portaria. Ou seja, o edital deve ser publicado até o dia 19 de maio de 2020.
♦ Concurso TRE-PA: inscrições abertas para vagas de técnico e analista
Os contratos dos terão duração máxima de quatro anos, podendo ser prorrogado, desde que sejam devidamente justificado, com base nas necessidades de conclusão das atividades propostas aos profissionais.
O que é o Sinesp Big Data e Inteligência Artificial
Em agosto de 2019, foram entregues aos Estados as primeiras ferramentas de Big Data e Inteligência Artificial, com o objetivo de combater a criminalidade.
De acordo com uma notícia publicada no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a ferramenta promove a integração de dados em larga escala para auxiliar na elaboração de políticas públicas contra a criminalidade, as organizações criminosas e a corrupção. Ao longo dos quatro anos do atual governo, serão investidos R$32 milhões em tecnologia.
O projeto Big Data e Inteligência Artificial conta com 11 ferramentas. No entanto, até o momento foram entregues os seguintes produtos:
- Sinesp Big Data: Base dos sistemas da Sinesp, com tecnologias e soluções para execução em larga escala
- Big Data - Geo Inteligência: Georreferenciamento das ocorrências em relação ao tempo e o espaço em que registrada. Será possível, por exemplo, visualizar rotas de policiamento e mapas de calor com os locais onde mais acontecem crimes e em quais horários;
- Big Data - Tempo Real: Monitoramento inteligente para rápida intervenção, acompanhamento de ocorrências criminais, detecção por sensores, câmeras de segurança, viaturas e agentes e pessoas com restrição de liberdade que fazem uso de tornozeleiras eletrônicas;
- Big Data - Busca: Permitirá a busca de informações em boletins de ocorrência de outros estados e municípios, além de pesquisas a dados de pessoas, objetos e documentos.
Notícias mais lidas




