- Início
- Notícias de Concursos
- ‘Não adianta equipamento sem ter pessoal', diz presidente da Ebserh
‘Não adianta equipamento sem ter pessoal', diz presidente da Ebserh
Para o novo presidente da Ebserh, não adianta investir em equipamentos sem fortalecer o quadro de pessoal dos hospitais.
A nova gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) tem como principal desafio intensificar processos com economia e qualidade. Mas, para o novo presidente da instituição, Oswaldo de Jesus Ferreira, não adiantará investir em equipamentos sem fortalecer o quadro de pessoal nos hospitais.
O gestor da empresa, responsável por administrar 40 hospitais universitários federais, apontou que o planejamento das ações será fundamental para obtenção de resultados eficientes.
“Se vamos executar determinada tarefa, temos de saber todo o trabalho a ser realizado e isso só se consegue com muito estudo. Não adianta fazer uma obra de infraestrutura se não temos o equipamento e o pessoal para atuar” destacou.
Durante seu discurso de posse como novo presidente da Ebserh, Ferreira ainda disse que “não adianta ter equipamento se não tiver pessoal ou infraestrutura adequada. Então tem que haver um planejamento das ações muito bem feito e essa será a tônica do trabalho”.
A falta de pessoal pode ser um estímulo para abertura de um novo concurso para empresa. O último edital de ingresso na Ebserh foi publicado em 2018, tendo vagas para servidores em diversos estados do país. Tal seleção ainda está em validade.
Oswaldo Ferreira tem 68 anos e é natural de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Ele seguiu a carreira militar pelo Exército Brasileiro, na qual serviu por 45 anos. É engenheiro e possui mestrado em Aplicações Militares e doutorado em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares.

como novo presidente da Ebserh (Foto: MEC)
O atual ministro da Educação, Ricardo Vélez, esteve na posse da nova gestão da Ebserh. Em sua fala, ele mensurou a missão do presidente da empresa como ‘grandiosa’.
“Ferreira tem um exército para coordenar de 54 mil colaboradores em 40 hospitais universitários que atendem toda a população brasileira. Vamos pensar no cidadão e nos municípios”, afirmou o ministro.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh atua na gestão de hospitais universitários federais. Tem como objetivo, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Último concurso Ebserh foi realizado em 2018
O último concurso para Ebserh ocorreu no ano passado. Os editais trouxeram a oferta de 1.196 vagas para as áreas administrativa, assistencial e médica. As oportunidades foram para os níveis médio e superior com remunerações de até R$9.687,39.
As chances foram distribuídas por 35 hospitais universitários do país, além da sede da Ebserh, em Brasília. Os aprovados foram lotados em 21 estados e Distrito Federal. A empresa contrata pelo regime estatutário, que assegura a estabilidade.
O destaque do concurso Ebserh foi o assistente administrativo, com 75 vagas para 11 unidades hospitalares. O cargo exigiu apenas o ensino médio completo e ofereceu ganhos de R$2.821,21. A carga de trabalho é de 40 horas semanais.
A banca organizadora foi o Cebraspe (antigo Cespe/UnB). O concurso reuniu, ao todo, 77 mil inscritos. Todos foram avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.
Durante três horas, eles tiveram que responder a 100 questões, sendo 40 de Conhecimentos Básicos e 60 de Conhecimentos Específicos. A exceção foi para carreira de médio que teve estrutura diferente no exame objetivo: 30 questões básicas, 30 complementares e 40 específicas.
Foi aprovado na prova objetiva quem conseguiu oito pontos em Conhecimentos Gerais, 18 em Conhecimentos Específicos e 30 na soma das avaliações. Para médicos, obteve a aprovação quem alcançou seis pontos na parte básica, seis na complementar, 12 na específica e 30 na soma das avaliações.
Nos vídeos abaixo, estude Legislação para os concursos da Ebserh: [PLAYLIST id="45"]
Notícias mais lidas




