- Início
- Notícias de Concursos
- O que fazer quando não consegue estudar para concursos?
O que fazer quando não consegue estudar para concursos?
O que fazer quando não consegue estudar? Manter foco e motivação é algo difícil, sabemos. Nesse conteúdo você saberá como seguir em frente!
Começar uma preparação para concurso público não é algo que se inicia e termina em um curto período de tempo. Normalmente é um trabalho desenvolvido a médio e longo prazo.
Então, o que fazer quando não consegue estudar? Manter foco e motivação é algo difícil quando os resultados não são os esperados. Mas um fato é importante: não desista!
Antes de se tornar auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal, o professor Leonardo Murga passou por situações que você, provavelmente, pode estar passando.
Por isso, ele fala sobre um ponto fundamental que vai te ajudar a manter-se no caminho e a ter motivação para continuar estudando para os concursos.
⇒ Você sabe como não desistir de estudar?
O início da jornada de concurseiro
Leo Murga começou os estudos por volta de 2010 e passou por muitas coisas nesse caminho até a aprovação. Houve aqueles momentos de querer chutar tudo para o alto, mas o importante foi persistir.
“Valeu a pena e eu faria absolutamente tudo de novo”, garante o professor.
Talvez você esteja em uma fase que não está mais aguentando ler e reler a Constituição Federal, as doutrinas, fazer exercícios e tudo mais.
E ainda privar-se dos momentos de lazer e com a família para ter essa dedicação. Uma dica para continuar nesse caminho é lembrar do porquê você começou a estudar.

TC-DF (Foto: Divulgação)
Questionar-se faz parte do processo
Se você estiver nesse contexto, Leonardo Murga explica que devemos nos questionar sobre o seguinte ponto: o que trouxe você para o concurso público? O que o motivou a começar a sua preparação?
⇒ Foi a remuneração?
⇒ Foi a estabilidade?
⇒ Foi o sonho de exercer uma função pública?
Quando você identificar a resposta do que levou você a esse mundo dos concursos públicos, utilize ela, pois servirá para manter você firme nesse caminho.
O Leo estudou durante três anos e 10 meses até conquistar a aprovação que ele desejava, no local que ele almejava. Nesse percurso teve mudança de foco, estresse e muita ansiedade.
Ele afirma que não foi uma jornada nada fácil ou divertida, muito pelo contrário. Mas, o resultado chegou como esperado: a classificação para um cargo público.
Chegou a hora da aprovação
Leonardo Murga também ressalta que faria tudo de novo, pois passar por tudo que ele passou valeu muito a pena. Leo conta que, logo após alcançar e atravessar a “porta da aprovação”, vocês perceberão como tudo isso a transformação que é essa jornada de concurseiro e que é muito gratificante.
E como superar os desafios do concurso público? O auditor de controle externo explica que depois desse processo de transformação, é nítido que um planejamento eficiente faz toda a diferença.
⇒ Como voltar a estudar para concursos?
Porém, antes de pensar em planejamento, você deve dar aquele passo para trás. É importante que se tenha a consciência da área escolhida para desenvolver o planejamento.
Lembre-se, toda área tem seus pontos positivos e negativos. Esses aspectos são ponderados desde a remuneração, número de inscritos, afinidade com a matéria cobrada e que você atenda aos requisitos exigidos pelo concurso.
Um novo Grupo de Desafios - Planejamento de Estudos está vindo aí! Quer ser avisado em primeira mão?
Algumas áreas tem concursos recorrentes, principalmente em áreas Administrativa e Policial. Você deve estar sempre atento e mantendo as disciplinas básicas firmes e em dia nos estudos.
Tendo em vista o conhecimento sobre as principais matérias para estudar, você pode iniciar o seu planejamento. Uma das melhores formas de acompanhar o seu rendimento é com uma planilha de estudos.
Veja as dicas do Leo, ele tem muito o que ensinar por conta de toda a sua experiência nesse mundo dos concursos públicos.
[VIDEO id="8857"]
Notícias mais lidas




