Petrolina-PE registra 13 mil inscritos no concurso da guarda civil

A Prefeitura de Petrolina-PE divulgou que mais de 13 mil candidatos confirmaram presença no concurso da guarda civil municipal.

Autor:
Publicado em:12/04/2019 às 13:35
Atualizado em:12/04/2019 às 13:35

A Prefeitura de Petrolina-PE já confirmou o número de inscritos do concurso para o cargo de guarda civil municipal. Estão confirmados 13.369 candidatos, que pagaram a taxa ou tiveram seus pedidos de isenção deferidos. As provas serão realizadas em maio.

De acordo com um comunicado emitido pela própria prefeitura, foram 12.222 candidatos que confirmaram o pagamento da taxa e 1.147 participantes contemplados com o benefício da isenção. O resultado dos pedidos foi divulgado no site do Idib, o organizador.

De acordo com o presidente da comissão do concurso de Petrolina, Cícero Dirceu da Silva, o número de concorrentes coloca a guarda civil em um novo patamar, e destaca que ganhará maior projeção em âmbito nacional após a realização do concurso.

“Nossa Guarda Civil já era destaque no Nordeste por ser a primeira a ter porte de arma e agora ganha projeção nacional, não só pelo número de inscritos, pelo menos três vezes maior do que no último concurso da instituição, como também porque esses inscritos são de várias regiões do Brasil. Com o incremento no efetivo, vamos seguir com a proposta de modernização da Guarda Civil, proposta pelo prefeito Miguel Coelho que investe cada vez mais na qualificação da corporação, graças à preocupação que ele tem com um tema tão importante quanto a segurança pública”, disse.

Concurso de Petrolina reúne 13 mil inscritos
Petrolina reúne 13 mil inscritos no concurso
Fotos: Jonas Santos / Prefeitura de Petrolina

Provas do concurso serão aplicadas em maio

A primeira fase do concurso de guarda municipal da Prefeitura de Petrolina-PE será realizada no dia 5 de maio. Os candidatos terão quatro horas para responder a questões sobre: 

  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Informática
  • Noções de Direito Penal e Processual Penal
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo e de Legislação de Trânsito

Prepare-se para o concurso de Petrolina-PE
Confira dicas de estudo para concursos

Os aprovados serão convocados para as próximas etapas da primeira fase, compostas por teste de aptidão física, avaliação psicológica, apresentação de exames médicos e investigação social. 

Para o teste de aptidão física, serão convocados apenas os candidatos aprovados na prova objetiva até a 200ª colocação. Os exames acontecerão nos dias 29 e 30 de junho, abrangendo teste em barra fixa, flexão abdominal, corrida de 12 minutos e natação.

Confira abaixo as datas dos próximos exames:

Avaliação Psicológica  21 de julho de 2019
Entrevista Devolutiva 11 de agosto de 2019
Avaliação de Saúde 1º de setembro de 2019
Resultado da Investigação Social e Funcional 3 de outubro de 2019
Convocação para o Curso de Formação 16 de outubro de 2019
Período do Curso de Formação 21 de outubro de 2019 a 24 de janeiro de 2020
Resultado do Curso de Formação 24 de janeiro de 2020


A segunda e última etapa do concurso será composta por uma fase teórica e uma fase prática do curso de formação, com caráter eliminatório e duração mínima de 476 horas. O curso será realizado em tempo integral, em dois turnos diários, podendo incluir sábados, domingos, feriados e horários noturnos. 

Já pensou em fazer parte do grupo de desafio da FOLHA DIRIGIDA?

O concurso de Petrolina oferece 80 vagas, sendo 40 para contratação imediata e as demais para formar cadastro de reserva. A carreira exige nível médio completo, idade mínima de 18 anos e possuir Carteira Nacional de Habilitação "AB".

O guarda civil proporciona um vencimento inicial de R$3.261,48 para trabalhar 180 horas por mês. O prazo de validade da seleção será de dois anos, contador a partir da homologação do resultado final e podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. [VIDEO id="7488"]

Sumário