PM-DF: projeto propõe alteração no plano de carreiras de oficiais

Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que propõe alteração no plano de carreiras de oficiais especialistas da PM-DF.

Autor:
Publicado em:05/09/2018 às 09:28
Atualizado em:05/09/2018 às 09:28

Com planos de um novo concurso para oficiais no Distrito Federal, quem sonha com a carreira na corporação pode ter boas notícias, caso um Projeto de Lei (PL), que tramita na Câmara dos Deputados, seja aprovado. O PL 9222/17, do deputado Alberto Fraga (DEM-DF), propõe alteração no plano de carreiras de oficiais especialistas da PM-DF, permitindo a ascensão ao posto de major. 

Projeto propõe que PM especialista do DF seja promovido a major (Foto: Geraldo Magela/Agencia Senado)
Projeto propõe que PM especialista do DF seja promovido a major
(Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

De acordo com Agência Câmara Notícias, nesta quarta-feira, 5, o projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; Trabalho, de Administração e Serviço Público; e Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Desta forma, o projeto poderá ser votado apenas pelas comissões designadas para analisá-lo, dispensada a deliberação do Plenário. O PL, no entanto, poderá perder o caráter conclusivo se houver decisão divergente entre as comissões ou se, independentemente de ser aprovado ou rejeitado, houver recurso assinado por 52 deputados para a apreciação da matéria no Plenário.

A proposta altera a Lei 12.086/09, que permite que oficiais especialistas, como o assistente veterinário e o especialista em armamentos e comunicação, ascendam apenas até o posto de capitão.

Para o deputado Alberto Fraga, segundo a Agência Câmara Notícias, isso é uma injustiça, porque esses policiais fazem o mesmo concurso para administrativos e músicos da PM-DF, que podem ser promovidos a major. O deputado afirma que essa situação é uma "patente quebra do princípio da isonomia e impessoalidade”.

PM-DF estuda novo concurso para oficiais

Durante entrevista ao jornal "Bom Dia DF", em janeiro deste ano, a tenente-coronel Sheyla Sampaio informou que a PM-DF tem a intenção de lançar um novo concurso a cada dois anos. Por isso, no final deste ano, devem começar os estudos e trâmites para uma nova seleção de oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal. O último concurso ocorreu em 2016.

Na época, a tenente-coronel informou ainda que o planejamento da Polícia Militar é de contratar mil policiais por ano, para que não ultrapasse a capacidade orçamentária e estrutural de formação do efetivo. 

PM-DF planeja novos concurso a cada dois anos (Foto: Divulgação/PM-DF)
PM-DF planeja novos concurso a cada dois anos
(Foto: Divulgação/PM-DF)


A PM-DF iniciou 2018 com um déficit de 7.300 policiais, confirmado na entrevista de janeiro. Este grande número se dá em partes pelo período de cinco anos em que a corporação ficou sem realizar novos concursos. 

Outra informação dada pela corporação na época foi que os novos concursos PM-DF devem cobrar a disciplina de Inglês, sendo uma inovação referente às últimas seleções. A novidade seria para atender as necessidades geradas pelo turismo e eventos internacionais que o estado e o país, em geral, recebem. Além disso, a nova seleção também deverá cobrar uma prova de natação. 

Inicie os estudos para o concurso PM-DF

Inicie os estudos para o concurso PM-DF

Concurso PM-DF para soldados segue em andamento

Enquanto o concurso para oficiais da PM-DF não ocorre, a seleção para soldados segue em andamento. Na última terça-feira, 4, os candidatos tiveram acesso ao resultado final da prova discursiva. A próxima etapa do concurso será o teste físico, que ocorrerá entre os dias 15 e 23 de setembro.

Segundo dados do Iades, organizador do concurso, foram confirmadas 50.448 inscrições, para as 2 mil vagas oferecidas no cargo de soldado. Destas, 34.467 são de candidatos do sexo masculino, que concorrem especificamente a 1.707 vagas. Para o sexo feminino são 15.981 inscrições para 239 vagas. 

São requisitos para a candidatura ter nível superior em qualquer área, idade de 18 a 30 anos, até a inscrição no concurso de formação, e carteira de habilitação na categoria B. Os selecionados deverão ter ainda altura mínima de 1,65m (homens) ou 1,60m (mulheres). Durante o curso, os aprovados terão ganhos de R$4.969,22, já com o auxílio-alimentação de R$850.

Prepare-se para os concursos da PM-DF

Seja para o concurso de soldados da PM-DF ou para o de oficiais, ainda sem data definida, quem visa uma destas carreiras deve manter o preparo físico, já que uma das etapas de avaliação é o Teste de Aptidão Física (TAF). Para ter sucesso nesta fase, FOLHA DIRIGIDA traz as dicas do preparador físico, Elon Junior. Confira! [VIDEO id="7488"]

Sumário