PM-PA começa a formar comissão do novo concurso com 7 mil vagas

A Polícia Militar do Pará nomeou o gerente da comissão organizadora do novo concurso PM-PA com 7 mil vagas para oficiais e soldados

Autor:
Publicado em:18/09/2019 às 10:11
Atualizado em:18/09/2019 às 10:11

O comandante geral da Polícia Militar do Pará, José Dilson Melo Júnior, iniciou a formação da comissão organizadora do novo concurso PM-PA com 7 mil vagas. O coronel Renato Dumont Viégas foi nomeado gerente do projeto para ingresso dos novos agentes.

De acordo com portaria publicada no Boletim Geral da corporação, ele deverá apresentar, no prazo de sete dias, uma proposta de composição do grupo. De forma que cada integrante escolhido pertença ao setor técnico responsável pela execução da atividade.

Assim, a comissão organizadora deve ser publicada nos próximos dias. Esse grupo desempenha todo processo interno para abertura do novo concurso. Como por exemplo, o levantamento das necessidades, orçamento disponível, estrutura de provas e contratação da banca organizadora.

O gerente da comissão também deverá propor, em 30 dias, um plano para o concurso PM-PA, contendo o cronograma, as ações previstas e os prazos do orçamento. A proposta terá que cumprir os códigos de construção, planos, especificações e legislação pertinente.

PM-PA prepara novo concurso para ingresso de soldados e
oficiais (Foto: Divulgação/PM-PA)

 

O concurso PM-PA com 7 mil vagas foi anunciado pelo governador do Pará, Helder Barbalho, em abril. De acordo com ele, essa seleção será realizada ainda no segundo semestre de 2019, com oportunidades para soldados (nível médio) e oficiais (nível superior).

A contratação de novos policiais, segundo o governo, faz parte dos investimentos feitos para combater a criminalidade. O governador destacou ainda que as ações nos primeiros meses de mandato já demonstram resultados.

“Se fizermos uma comparação dos primeiros 21 dias de abril de 2019 com o mesmo período de abril de 2018, podemos constatar que houve redução de 40% no número de homicídios no Estado”, afirmou Helder Barbalho.

O governo do Pará também anunciou que outros concursos serão abertos na área de Segurança, como o da Polícia Civil e da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe).

Assine a Folha Dirigida e turbine sua preparação!
 

+ Governo do Pará anuncia concursos para PM, Polícia Civil e Susipe

Último concurso PM-PA teve mais de 2 mil vagas

O último concurso para a Polícia Militar do Estado do Pará ocorreu em 2016. Na época, o edital trouxe a oferta de 2.194 vagas.

Desse total, 160 foram para o curso de formação de oficiais (ensino superior), 34 para o curso de oficiais da área da Saúde (nível superior) e 2 mil para o curso de formação de praças (ensino médio). 

Os candidatos foram submetidos a diversas etapas de seleção, como provas objetivas, provas discursivas, teste de saúde, além de avaliação física e psicológica. O concurso PM-PA de 2016 registrou mais de 104 mil pessoas inscritas.. Os ganhos chegaram a R$6 mil.

Conforme informações da Agência do Pará, atualmente a corporação promove o Curso de Formação de Praças 2018/2019 para formação de 547 novos policiais militares.

Eles estão distribuídos em Belém (304), Santa Izabel (49), Castanhal (94) e Marabá (100). A formatura dos agentes ocorrerá ainda neste semestre, de acordo com o governo. 

Sumário