- Início
- Notícias de Concursos
- Português para concursos: como estudar gramática e interpretação?
Português para concursos: como estudar gramática e interpretação?
Marcelo Rosenthal, professor e autor de livros sobre Língua Portuguesa, ajuda candidatos com dificuldades e conta tópicos mais cobrados.
Vai fazer um concurso e tem dificuldades em Língua Portuguesa? Ou precisa melhorar a interpretação de textos em outras matérias? Se a resposta para uma dessas perguntas foi positiva, o professor Marcelo Rosenthal, que vai realizar a Semana do Português para Concursos, pode te ajudar.

decorar regras (Foto: Divulgação)
Além de lecionar a disciplina há mais de 20 anos, ele é autor do livro “Gramática para Concursos” e coautor da obra “Interpretação de Textos e Semântica para Concursos”, formado pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – e servidor do TRT da 1ª Região.
► A Semana do Português para Concursos é um evento gratuito e online, que terá início no dia 29 de outubro. Nele, os inscritos vão aprender os principais aspectos da disciplina voltados para as provas de concursos.
O que o professor vai ensinar nas aulas:
- Quais os erros quase todo concurseiro comete e que o fazem errar muitas questões de Português?
- Com o que você não deve perder tempo estudando para concursos?
- Quais os assuntos que fazem diferença na sua aprovação?
- Qual a melhor forma de estudar Gramática e Interpretação de Textos?
- Como focar no que é mais importante e não ficar perdido no estudo?
- Como usar os bizus para chegar à resposta de forma mais rápida e eficiente?
Saiba mais no final desta matéria! Quando se fala em concurso público, a Língua Portuguesa está presente em quase todas as provas.
Mesmo quando não é cobrada separadamente, como destaca Rosenthal, o entendimento da matéria faz a diferença no desempenho em interpretação das outras questões.
“O que mais diferencia a língua das demais disciplinas é o fato de ela se fazer presente em todas as demais. É por meio do Português que aprendemos as outras matérias. Muitas vezes um candidato erra uma questão de Matemática, não por desconhecimento do assunto, mas por não a interpretar de forma conveniente.”
Assuntos mais cobrados em Português
Quem estuda para um concurso, precisa saber em quais tópicos ter atenção, principalmente em relação à gramática. Rosenthal conta que entre seus alunos, cerca de 61% apontam dificuldades de aprendizado nesta parte da língua. Em contrapartida, 39% ficam atrás em interpretação.
Tendo isso em vista, a preparação precisa ser focada em três assuntos que são os mais cobrados nas provas escritas de concursos e, por isso, considerados fundamentais: verbos, conjunções e regência. O professor explica um pouco sobre cada um.
⇒ Verbos
Rosenthal salienta a importância do tema flexão verbal, conhecimento que é básico para vários outros assuntos como: identificação e correlação de aspectos temporais do texto; reescritura de voz ativa para passiva e vice-versa; colocação pronominal; e formas de reduzir orações.
⇒ Conjunções
Apontado como o assunto "talvez mais cobrado pelas bancas", conjunções dizem respeito aos vocábulos que fazem a conexão entre as orações, estabelecendo relações semânticas. Isso acaba por torná-lo um elemento de extrema importância para a interpretação adequada de um texto.
⇒ Regência
Este é mais um tópico que abrange vários outros tipos de questões de concursos. Entre eles, o emprego do acento grave indicativo de crase, colocação pronominal, emprego de pronomes relativos e vozes verbais.
Na Semana do Português para Concursos Rosenthal vai mostrar detalhadamente qual o percentual de incidência de cada um desses assuntos e exemplos de como as bancas tratam esses temas.
Como estudar gramática e interpretação sem 'decoreba'
Um ponto importante para aqueles que têm problemas em questões da disciplina - seja em gramática ou interpretação - é entender a lógica das regras. Muitos não conseguem ter um bom desempenho justamente pelo hábito de decorar sem entender, o que aumenta a dificuldade na retenção do conteúdo.
Se o usuário da língua observar que as regras gramaticais não existem por causa da vaidade dos gramáticos, mas sim em função de algum elemento histórico ou de algum aspecto que facilita o entendimento da mensagem, certamente tal regra será compreendida com muito mais clareza e facilidade. É o bom e velho 'entender o porquê das coisas’.
Para que isso aconteça, o candidato deve se atentar a alguns aspectos importantes na preparação:
- Estudar a teoria com a objetividade necessária
- Equilibrar teoria com os exercícios
- Buscar uma orientação eficiente
- Determinar o tempo de estudos
Saber equilibrar teoria e prática nos estudos, sem deixar nenhuma das duas de lado, é fundamental, de acordo com o professor. A primeira deve ser “visitada de forma extremamente objetiva”. Nela, o aluno precisa obter a capacidade e as ferramentas necessárias para a resolução de questões.
Já os exercícios vão fazer o conhecimento se solidificar, ou seja, vão concretizá-lo na memória. Quanto mais provas forem resolvidas, maiores serão as chances de aprovação no concurso, seja ele qual for.
Outra estratégia recomendada por Rosenthal é a busca por uma boa orientação. Com isso, o candidato será capaz de selecionar os devidos exercícios e resolvê-los em uma preparação direcionada e eficiente. Assim, a pessoa elimina as dúvidas e amadurece seu conhecimento.
O tempo de estudos dedicado à disciplina pode variar de candidato para candidato. Mas o mínimo recomendado pelo professor é uma média de duas horas por semana.
Conheça a bibliografia do professor:
♦ Autor de "Gramática para Concursos" (Editora Impetus - 8º edição)
♦ Coautor da obra "Interpretação de Textos e Semântica para concursos" (Editora Impetus - 3ª edição)
Aulas gratuitas de Português começam este mês
A partir do dia 29 de outubro vai começar a Semana de Português para Concursos, evento online e gratuito. Será uma super aula dividida em três vídeos, na qual o professor Rosenthal vai explicar tudo o que os concurseiros precisam saber da disciplina para passar em concursos.
Atenção às datas! Os vídeos serão liberados a partir das 9h dos dias:
- 29 de outubro
- 31 de outubro
- 2 de novembro
As aulas serão gravadas e o link de acesso será enviado por e-mail nos dias informados. Os inscritos poderão assistir no melhor horário do seu dia, bastando que tenham um smartphone, tablet ou computador com acesso à internet.
“Estarei à disposição dos alunos durante o evento para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o estudo do Português para concursos.”
Notícias mais lidas




