Prefeitura de Curitiba-PR forma comissão para concurso de 111 vagas

A comissão organizadora do concurso para Prefeitura de Curitiba, no Paraná, foi formada no dia 14 de dezembro.

Autor:
Publicado em:17/12/2018 às 13:56
Atualizado em:17/12/2018 às 13:56

A Prefeitura de Curitiba, capital do Paraná, formou comissão organizadora do concurso para 111 vagas nos níveis médio, técnico e superior. Os nomes dos seis integrantes do grupo foram divulgados no Diário Oficial do Município de 14 de dezembro.

A comissão organizadora do concurso Curitiba-PR terá as seguintes atribuições:

  • Elaborar o Termo de Referência do concurso público;
  • Acompanhar as etapas da seleção;
  • Resolver casos omissos decorrentes do concurso a ser realizado.
Reprodução Diário Oficial de Curitiba de 14 de dezembro

 

O termo de referência, que será elaborado pela comissão, funciona como um espelho do edital. Tal documento contém as principais informações do concurso, como estrutura de provas, cronograma e também os requisitos para inscrição.

Ao terminar o trabalho, a comissão enviará o termo de referência para aprovação da Administração Municipal. Caso o aval seja positivo, o documento será encaminhado a possíveis bancas organizadoras, durante o processo de licitação.

Em geral, as instituições analisam os dados do concurso e apresentam seus preços. A que tiver o menor valor – e se enquadrar nos requisitos – é escolhida para ficar a frente de toda logística da seleção, como a aplicação das provas.

Dessa forma, após a formação da comissão, os próximos passos serão: elaboração do termo de referência e escolha da banca. Somente depois da definição da organizadora, o edital do concurso poderá ser publicado.

Concurso Curitiba-PR ocorrerá em 2019

A portaria que designa a comissão organizadora confirma a previsão de que o concurso será realizado apenas em 2019. “Dos Concursos Públicos a serem realizados no ano de 2019”, consta na publicação do Diário Oficial de Curitiba.

Prefeitura de Curitiba prepara novo concurso com 111 vagas
(Foto: Éverson Bressan/SMCS)

 

A prefeitura já havia informado à FOLHA DIRIGIDA que o edital estava previsto para ser divulgado no primeiro trimestre do próximo ano. Em outubro, a Assessoria de Imprensa Municipal disse que o concurso estava seguindo os trâmites exigidos pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

"Estamos na fase de definições internas dos parâmetros a serem considerados para a realização do concurso público", informou a prefeitura por email. 

As 111 vagas já confirmadas do concurso Curitiba-PR serão distribuídas por 15 carreiras, sendo elas: 

  1. Agente Administrativo;
  2. Técnico Agrícola; 
  3. Fiscal; 
  4. Professor de Educação Infantil; 
  5. Professor do Magistério - Docência II;
  6. Procurador; 
  7. Analista de Desenvolvimento Organazacional; 
  8. Arquiteto; 
  9. Auditor Fiscal de Tributos Municipais; 
  10. Nutricionista; 
  11. Fiscal de Obras e Posturas; 
  12. Engenheiro Civil; 
  13. Engenheiro Eletricista; 
  14. Engenheiro Sanitarista; 
  15. Engenheiro de Segurança do Trabalho. 

Os números de oportunidades por carreira, assim como salários e benefícios, ainda não foram informados pela prefeitura. De acordo com uma nota publicada pela capital paranaense, contudo, os novos servidores terão um custo adicional de R$800 mil por mês no orçamento municipal. 

Último concurso foi realizado há dois anos

O edital do último concurso para Prefeitura de Curitiba-PR foi publicado em 2016. Na época, o município divulgou editais com 145 vagas para os cargos de docência I, enfermeiro e técnico de enfermagem em saúde pública.

No ano de 2015, também houve seleção para guarda municipal. Recentemente, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, anunciou a convocação de 100 guardas municipais aprovados nesse concurso.

O chefe do executivo municipal informou ainda que mais guardas serão chamados no decorrer dos próximos anos, mas procurando sempre respeitar a disponibilidade orçamentária.

Antes, 60 candidatos já tinham tomado posse. “Haverá novos concursos públicos para aos poucos suprir as necessidades da máquina pública, tomando sempre o cuidado de não inchá-la”, disse Rafael Greca.

No vídeo abaixo, saiba como estudar para concursos antes da publicação do edital: [VIDEO id="7157"]

Sumário