Quais concursos da Marinha aceitam mulheres? Veja a lista!

A Marinha oferece vagas para mulheres através de concurso e processo seletivo. Veja quais, com opções para carreira militar e civil.

Autor:
Publicado em:06/08/2018 às 07:19
Atualizado em:06/08/2018 às 07:19

A Marinha do Brasil celebra nesta terça-feira, dia 7, o marco de 40 anos de ingresso de mulheres em suas fileiras. Entre as Forças Armadas Brasileiras, a Marinha foi a primeira a admitir pessoas do sexo feminino.

Desde então, a trajetória feminina nos concursos militares foi evoluindo ao longo dos anos e já passou por significativas transformações.

Especificamente na Marinha, as mulheres começaram a ingressar em 1980, quando foi criado o Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha (CAFRM).

Em 1997, a Lei nº 9.519 reestruturou os corpos e quadros de Oficiais e Praças da Marinha (LRCQ), além de extinguir o CAFRM e ampliar a participação da mulher nas atividades da Força Naval.

⚓ É mulher e sonha em seguir a carreira naval?

Então confira nesta matéria os concursos Marinha que aceitam mulheres!

Antes de tudo, é preciso entender que existem duas formas de ingresso feminino na Marinha do Brasil:

  • Entrada por por concurso público: para quem deseja estabilidade na carreira;
  • Entrada por processo seletivo para o Serviço Militar Voluntário (SMV): neste caso o vínculo é temporário e renovado, anualmente, podendo chegar a o máximo de oito anos.
Concuro Marinha (Foto: Divulgação/ Marinha)
 Marinha tem concursos e processos seletivos para mulheres
(Foto: Divulgação/ Marinha)


A mulher militar de carreira concorre à progressão hierárquica em absoluta igualdade de condições com os homens. 

Em novembro de 2012, foi assinada a promoção da primeira mulher a ocupar um cargo de oficial general das Forças Armadas Brasileiras, a contra-almirante, Dalva Maria Carvalho Mendes.

Segundo a Marinha, como parte do contínuo processo de atualização e aprimoramento da administração do seu pessoal, a Força Naval admitiu, em 2014, a primeira turma de aspirantes femininas da Escola Naval.

Concurso Marinha SMV Praças: provas suspensas devido ao Coronavírus

Em 2018 foi a vez do Corpo da Armada (CA) e o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) do concurso Escola Naval abrirem as portas para as candidatas.

Com a novidade, a partir de 2019 as mulheres puderam fazer parte da atuação operativa da Marinha do Brasil, indo ao combate junto com o pelotão em operações em terra e exercendo funções como servir a bordo de navios, além de conhecer outros portos e países. 

Segundo a corporação, a partir de 2022, as mulheres também ingressarão nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros, como integrantes no Corpo de Praças da Armada (CPA), permitindo o embarque concomitante de Oficiais e Praças nas fileiras operativas.

Hoje, elas estão em quase todos os postos e graduações da Força Naval. 

Em publicação, a Marinha do Brasil destaca:

Devido ao mérito e à competência demonstradas ao longo do tempo, as mulheres conquistaram cargos e funções importantes, tais como:

- Diretora de Organizações Militares;
- Chefe do Destacamento do Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade
- Subchefe da Estação Antártica Comandante Ferraz
- integrantes da Força-Tarefa Marítima na Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) e da Missão de Paz das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA).

O que resultou no prêmio, por dois anos consecutivos, de Defensora Militar da Igualdade de Gênero da Organização das Nações Unidas (ONU), pelo trabalho realizado como assessora militar de gênero.

Além de comporem a tripulação dos meios da Esquadra, dos Navios da Esperança e dos Navios de Apoio Oceanográfico e Polar, no apoio à pesquisa científica no Continente Antártico.

A corporação também deixa o incentivo:

"Que o legado formado ao longo destes anos sirva de inspiração às novas gerações e de estímulo para futuras conquistas, consolidando cada vez mais a compreensão de que, por mérito próprio, elas são parcela relevante e indispensável da nossa Força".

Confira a lista de seleções que as mulheres podem se candidatar:

Por concurso público - estabilidade na carreira

Nível médio
Escola Naval 
Sargento Músico do Corpo de Fuzileiros Navais

 Nível médio/técnico
Corpo Auxiliar de Praças (CAP)

Nível superior
Corpo de Engenheiros da Marinha (CEM)
Corpo de Saúde da Marinha (CSM - Médicos, Cirurgiões-Dentistas e Apoio à Saúde)
Quadro Técnico (QT)
Quadro Complementar de Oficiais Intendentes (QC-IM) 
Quadro de Capelães Navais

Processo seletivo do Serviço Militar Voluntário

► Níveis fundamental com Curso de Formação Inicial Continuada (C-FIC) e médio/técnico
Corpo de Praças da Reserva da Marinha (CPRM)

► Nível superior
Corpo de Oficiais da Reserva da Marinha (CORM) dos quadros referentes às profissões, tais como Quadro de Engenheiros, de Médicos e Veterinários, Dentistas, Apoio à Saúde, Quadro Técnico (QT) e Técnico-Magistério.

Sumário