Resultado do concurso TRT-RJ é homologado para nove cargos

A homologação do concurso TRT-RJ foi publicada nesta quarta-feira, 24, no Diário Oficial da União.

Autor:
Publicado em:24/10/2018 às 06:52
Atualizado em:24/10/2018 às 06:52

O resultado final do concurso TRT-RJ para nove cargos foi homologado nesta quarta-feira, 24 de outubro, em publicação no Diário Oficial da União. Com o término da seleção para técnicos e analistas, o Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro já pode realizar as primeiras convocações de aprovados.

A homologação é válida para todos os cargos do concurso, com exceção do técnico judiciário na especialidade de Segurança. Isso porque a carreira foi a única que teve a cobrança de teste de aptidão física, para além das provas objetivas e discursivas.

Para essas funções o concurso fica válido até 18 de outubro de 2020, podendo ser prorrogado por mais dois anos. Confira os cargos que já têm o resultado homologado e que podem ter convocações:

  • Analista judiciário – área administrativa;
  • Analista judiciário – área judiciária;
  • Analista judiciário – oficial de justiça avaliador federal;
  • Analista judiciário nas especialidades de Engenharia Civil; Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica;
  • Analista judiciário na especialidade de Psicologia;
  • Técnico judiciário - área administrativa;
  • Técnico judiciário na especialidade de Enfermagem.

O concurso para o TRT da 1ª Região, com atuação no Rio de Janeiro, teve oferta de 16 vagas imediatas mais 2.400 em cadastro de reserva. A comissão organizadora da seleção já tinha adiantado à FOLHA DIRIGIDA que a homologação seria divulgada no mês de outubro.

Reprodução Diário Oficial da União de 24 de outubro

Convocações ocorrerão logo após homologação, diz presidente do TRT-RJ

A boa notícia para os aprovados no concurso TRT-RJ é que as primeiras convocações para posse não devem demorar. Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, o presidente do tribunal, desembargador Fernando Antonio Zorzenon da Silva, a intenção é que as chamadas ocorram em seguida da homologação.

Como o resultado final do concurso já foi homologado, as convocações podem ser realizadas nos próximos dias. "A previsão de chamada é logo após a homologação do resultado final", garantiu Zorzenon.

Em anos eleitorais, as nomeações de aprovados em concursos passam por algumas restrições. As seleções de tribunais, no entanto, não são afetadas por tais regras.  

TRT-RJ (Foto: Divulgação)
TRT-RJ realiza concurso para técnicos e analistas (Foto: Divulgação)

 

A nomeação para cargos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos Tribunais ou Conselhos de Contas e dos órgãos da Presidência da República pode acontecer normalmente, a qualquer tempo.

Mais de 2 mil aprovados estão no cadastro de reserva do concurso TRT-RJ

Para além das vagas imediatas, o concurso TRT-RJ ainda formou uma lista com 2.400 aprovados em cadastro de reserva. Isso significa que eles poderão ser convocados no decorrer do prazo de validade do concurso – que será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Esse número está especificado no edital e leva em consideração as redações (técnico administrativo) e estudos de caso (demais cargos) que foram corrigidas. Na tabela abaixo, confira o número de candidatos aprovados por cargo:

Técnico da área administrativa Até 1.000 aprovados
Técnico de segurança Até 200 aprovados
Técnico de enfermagem Até 20 aprovados
Analista da área administrativa Até 200 aprovados
Analista de Direito Até 600 aprovados
Analista de Engenharia Elétrica Até 20 aprovados
Analista de Engenharia Civil Até 20 aprovados
Analista de Engenharia Mecânica Até 20 aprovados
Analista de Psicologia  Até 20 aprovados
Analista Oficial de justiça  Até 300 aprovados

 

O presidente do tribunal já informou que existem 175 cargos vagos no órgão. Desse quantitativo, 100 são de técnico administrativo – cargo que exigiu apenas o nível médio. Tal carência, segundo Zorzenon, será preenchida por meio do concurso em vigência.


"A intenção do tribunal é sempre prover a totalidade de cargos vagos, respeitando-se os limites orçamentários e desde que haja autorização pelo CSJT", informou o gestou, mostrando a expectativa do TRT-RJ em aproveitar o cadastro de reserva.

O TRT do Rio tem o costume de aproveitar o cadastro de reserva também. No último concurso, realizado em 2012, foram convocados 1.195 aprovados, sendo 377 analistas (68 oficiais de justiça, 257 da área judiciária e 52 da administrativa).

O cargo com o maior número de chamadas foi o técnico da área administrativa, de nível médio. No total, foram 818 convocações.

Classificação dependia de 50% na objetiva e 15 pontos na discursiva

As provas objetivas e discursivas, primeira etapa do concurso, ocorreram em julho. Os exames registraram mais de 45 mil faltosos – de um total de 117 mil inscritos – em ambos os turnos.

Foi considerado classificado quem conseguiu 50% dos pontos de Conhecimentos Gerais e 50% da pontuação de Conhecimentos Específicos, sem zerar disciplinas. Já na prova discursiva, redação ou estudo de caso a depender do cargo concorrido, o candidato teve que obter 15 pontos ou mais. 

No vídeo abaixo, saiba como funciona a admissão por concursos públicos: [VIDEO id="8303"]

Sumário