- Início
- Notícias de Concursos
- Saiu! Confira os 2 mil convocados no concurso da Brigada Militar-RS
Saiu! Confira os 2 mil convocados no concurso da Brigada Militar-RS
Saiu a convocação dos primeiros 2 mil candidatos aprovados no concurso da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, no cargo de soldado.
Saiu a aguardada convocação dos aprovados no concurso da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. A lista dos 2 mil primeiros candidatos aprovados, no cargo de soldado da Polícia Ostensiva, foi publicada nesta terça-feira, 25, no Diário Oficial do Estado (DOE).
.jpg)
(Foto: Divulgação)
A convocação vem sendo aguardada desde a última semana, quando o Governo do Rio Grande do Sul anunciou a convocação dos primeiros 2 mil aprovados, na Brigada Militar-RS. De acordo com o edital de convocação publicado nesta terça, 25, o próximo passo dos convocados será a realização da sindicância da vida pregressa.
Para a sindicância, os candidatos deverão acessar, no período de 1 a 31 de outubro, o site da Brigada Militar-RS e clicar no link de "Inclusão Soldado QPM1 - Policia Ostensiva", para preencher os dados em uma ficha cadastral, que deverá ser entregue no momento da avaliação.
Ainda de acordo com o edital, os candidatos deverão comparecer no Ginásio da Academia de Polícia Militar (Av. Cel. Aparício Borges, n 2001, Bairro Partenon, Porto Alegre/RS), na data e horário descritos no documento, para a entrega da documentação e comprovação dos requisitos para inclusão e posse na Brigada Militar-RS.
Confira a convocação da Brigada Militar-RS
Curso de formação começa em novembro
Após a oficialização do ato, a Brigada Militar-RS terá disponível em seu site as informações relacionadas aos procedimentos a serem feitos pelos futuros soldados. Além da análise da vida pregressa, ocorrerão exames toxicológicos e apresentação dos demais documentos necessários, para o início do Curso de Formação dos novos soldados, que deverá ocorrer em novembro, conforme prevê o Governo do Rio Grande do Sul.
O curso básico possui, aproximadamente, oito meses de duração. A expectativa do secretário Cezar Schirmer é de que a corporação possa contar com os novos servidores no segundo semestre de 2019.
Os editais para soldado da Brigada Militar do Rio Grande do Sul foram publicados em outubro de 2017, com oferta total de 4.550 vagas. Dessas, 450 foram para o cargo de soldado do Corpo de Bombeiros e as demais (4.100) para o posto de soldado da Polícia Ostensiva.
Ambas as seleções foram destinadas a candidatos com nível médio completo. O vencimento inicial da carreira é de R$3.760,54, para jornada de 40 horas. A validade dos dois concursos será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.
Corpo de Bombeiros-RS ainda não tem convocados
Com a convocação dos aprovados no concurso da Brigada Militar-RS, muitos candidatos do Corpo de Bombeiros-RS também cobram suas convocações. O fato do documento do governo citar 2 mil aprovados para soldado da Polícia Ostensiva, mas não mencionar os aprovados no Corpo de Bombeiros preocupou muitos concorrentes. Isso acontece porque os editais de ambos os cargos e seleções foram publicados e tiveram etapas realizadas simultaneamente.
No entanto, a convocação não vai seguir a mesma tendência. No caso dos candidatos classificados para o Corpo de Bombeiros, segundo o setor de Comunicação da SSP-RS, não há previsão de quando será feita a primeira chamada. A justificativa é que está sendo analisado o impacto financeiro das contratações para esta carreira.
Até o momento, também não há informações sobre quantos aprovados serão convocados na primeira chamada do concurso do Corpo de Bombeiros-RS.
Como funcionam as convocações?
O Governo do Rio Grande do Sul divulgou nesta terça-feira, 25, os primeiros 2 mil convocados no concurso da Brigada Militar-RS. Para entender como funciona este processo, o advogado Sergio Camargo explica detalhes sobre as convocações em concursos. Confira! [VIDEO id="7842"]
Notícias mais lidas




