Seap-RJ estuda criação de cargos efetivos para futuro concurso

Em entrevista, a Seap-RJ conta já ter planos para criação de novos cargos. Além de dar mais informações sobre a seleção para temporários.

Autor:
Publicado em:18/10/2018 às 10:05
Atualizado em:18/10/2018 às 10:05

Apesar de estar com os procedimentos avançados para um novo processo seletivo, com contratação temporária, a Seap-RJ tem planos também para cargos efetivos. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, uma fonte da secretaria informou que o projeto já está tramitando.

"Tramita junto ao Gabinete de Intervenção Federal na Área da Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro um projeto para criação de Quadro de pessoal das áreas mencionadas, bem como uma completa reestruturação das carreiras funcionais da Seap". 

As áreas mencionadas, que se refere a Seap, são as Administrativa e de Saúde, nos cargos de engenheiro civil, engenheiro eletricista, contador, arquiteto, assistente social, psicólogo, psiquiatra, médico clínico, nutricionista, farmacêutico e enfermeiro.

Seap-RJ (Foto: Governo do Rio)
Seap-RJ tem planos para novas carreiras no quadro efetivo
(Foto: Governo do Estado Rio de Janeiro)


Essas funções são as contempladas no processo seletivo Seap para temporários, autorizado em 5 de outubro, com 93 vagas. De acordo com o decreto do Interventor Federal, general Braga Netto, entre as justificativas para a autorização da contratação dos temporários estão:

a situação deficitária que se encontra o serviço inerente à atividade administrativa e de saúde da Seap, com sensível prejuízo para a atividade fim da Pasta;

 que a Seap não possui em seu quadro funcional de carreira previsão legal para os cargos objetos dos contratos por tempo determinado propostos;

• que a contratação temporária visa à reposição global de recursos humanos oriundos de contratos temporários prestes a vencer, entre outras.

Como informa o decreto, este processo seletivo será para substituição de outros profissionais temporários que já atuam no mesmo cargo. Isto evidencia uma demanda recorrente para as funções e justifica a necessidade de criação de vagas efetivas. 

⇒E-book: "10 dicas para passar em concursos"Assinatura Ilimitada Folha + Degrau

A outra seleção para temporários da Seap-RJ para as áreas Administrativa e de Saúde aconteceu em 2012. Na época, a Secretaria foi criticada pelo Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Estado do Rio de Janeiro (SindSeap-RJ) por promover seleção temporária para seus quadros, em vez de concursos públicos para contratação de pessoal efetivo. 

Questionada também sobre novo concurso para agente penitenciário, a resposta da Seap foi que não há previsão para abertura de seleção para o cargo de Inspetor de Segurança e Administração Penitenciária (ISAP).

Processo seletivo Seap já tem organizadora

Na entrevista à FOLHA DIRIGIDA, fonte da Seap-RJ informou que a banca que ficará responsável pela seleção é a Fundação Ceperj. Esta primeira etapa será composta de apresentação de títulos, atribuição da pontuação correspondente e composição de relação de aprovados com classificação.

Depois, os classificados passarão pelo exame de sanidade física e mental, sob a responsabilidade da Superintendência Central de Perícias Médicas e Saúde Ocupacional, entrevista, e investigação do comportamento social, que correrá sob a responsabilidade da Seap.

Como ser um concurseiro

Outras informações importantes sobre a seleção também foram respondidas. Confira na íntegra:

FOLHA DIRIGIDA: O edital deve sair até dezembro deste ano?
Seap-RJ: O edital será publicado tão logo seja formalizada a contratação da Banca realizadora do processo seletivo (Fundação Ceperj).

Em quanto tempo devem ocorrer todas as etapas do processo seletivo e a homologação?
Considerando a urgência de ingresso e início de exercício desse reforço funcional, estimamos o prazo de 60 dias até a conclusão de todas as fases previstas para a efetiva contratação dos profissionais.

Além das 93 vagas, devem ser convocados candidatos do cadastro de reserva?
Inicialmente o processo seletivo visa a contratação de 93 profissionais. Entretanto, haverá previsão para a possibilidade de contratação de mais candidatos em decorrência de vacâncias oriundas do próprio processo seletivo, dentro de sua validade.

Qual a previsão de convocação dos aprovados?
O processo seletivo visa a convocação e contratação imediata dos candidatos aprovados e classificados.

Há algum curso de formação para estas áreas? Se sim, por qual período de duração?
Não há previsão de Curso de Formação Profissional, ou treinamento, como fase do processo seletivo para o exercício das funções previstas para os cargos objetos das contratações.

Como pontuar na prova de títulos?

O processo seletivo Seap-RJ será por análise de título. Confira com a coach Debora Cal como pontuar nesta etapa. [VIDEO id="7649"] Por: Fernanda Gomes
[email protected]

Sumário