- Início
- Notícias de Concursos
- TCE-AM suspende concurso Manacapuru-AM com 983 vagas
TCE-AM suspende concurso Manacapuru-AM com 983 vagas
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas suspendeu o concurso Manacapuru, após dez irregularidades encontradas.
O concurso para Prefeitura de Manacapuru, no Amazonas, foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). O despacho foi assinado pelo conselheiro Júlio Cabral na quarta-feira, 11 de julho. A decisão atende a medida cautelar que aponta mais de dez irregularidades no edital da seleção com 983 vagas.
De acordo com nota publicada pelo TCE-AM, o prefeito de Manacapuru, Betanael da Silva D’Angelo, tem o prazo de 15 dias para explicar os questionamentos. O edital do concurso também precisará ser reformulado. Caso contrário, será cancelado. Entre as irregularidades apontadas pelo Ministério Público de Contas (MPC) estão:
- A falta de demonstração da Prefeitura de que os cargos oferecidos no concurso estão, realmente, vagos;
- Contradições nos requisitos mínimos para preenchimentos de cargos;
- A divisão do número de vagas por gênero para o cargo de guarda municipal. Tendo em vista o disposto na Lei n.º 389/2017 que cria 190 cargos de Guardas Municipais sem fazer distinção entre homens e mulheres;
- A não demonstração de existência de Lei Municipal reguladora da proteção diferenciada às pessoas com deficiência;
- A não apresentação de justificativas para a realização da prova no dia 25 de agosto, sábado, visando o potencial prejuízo aos candidatos inscritos que professam religião, que guardam o sábado como dia sagrado, entre outras.
A resposta do prefeito deve ser encaminhada à Diretoria de Controle Externo de Admissões (Dicad) para manifestação, depois ao Ministério Público de Contas. Após a análise, o relator decidirá se continua ou não o concurso, cujas inscrições se encerraram no dia 28 de junho. A lista de candidatos, que tiveram as taxas de inscrição isentas, foi publicada no dia 20 pela Merkabah, banca responsável pela seleção.
► Atenção! Os concursos para o Sistema Autônomo de Águas e Esgoto (SAAE) e Fundo de Previdência Social do Município de Manacapuru continuam válidos e terão provas objetivas aplicadas no dia 23 de setembro.
Concurso Manacapuru teve oferta de vagas para todos os níveis
O edital do concurso para Prefeitura de Manacapuru-AM em maio deste ano. Ao todo, são oferecidas 983 oportunidades. Do total, 242 são para nível fundamental, 477 para níveis médio e médio/técnico, e 264 para o nível superior. Os ganhos chegam a R$6 mil.

com ganhos de até R$6 mil (Foto: Divulgação)
Até o momento, o concurso de Manacapuru-AM terá provas objetivas, de títulos, prática, de aptidão física e psicológica. A primeira etapa será constituída por uma prova objetiva, nos dias 23 e 30 de setembro, nos turnos da manhã e à tarde, de acordo com o cargo desejado. Os locais de aplicação serão divulgados a partir do dia 3 de setembro.
Os candidatos responderão questões de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais e Específicos. Para os professores, haverá ainda a inclusão da disciplina de Conhecimentos Pedagógicos e Legislação.
Serão habilitados os candidatos que alcançarem 50 pontos ou mais na prova objetiva, que terá valor máximo de 100 pontos. A análise de títulos será somente aos candidatos de nível superior, considerados aprovados na primeira etapa.
Os concorrentes a digitar o coveiro, por sua vez, estarão submetidos a provas práticas. O teste de aptidão físico e a avaliação psicológica serão aplicados aos candidatos aos cargos de guarda municipal, que tenham se classificado na prova objetiva em 158ª (homens) e até a 24ª posição (mulheres).
No vídeo abaixo, saiba como funcionam as suspensões em concursos públicos: [VIDEO id="7935"]
Notícias mais lidas




