TJ-PA forma comissão para novo concurso com vagas de juiz substituto

O concurso do Tribunal de Justiça do Pará com oferta de vagas para juiz substituto já tem comissão formada.

Autor:
Publicado em:09/11/2018 às 13:32
Atualizado em:09/11/2018 às 13:32

O Tribunal de Justiça do Pará avançou nos preparativos da realização do concurso TJ-PA para a carreira de juiz substituto. A comissão que será a responsável pelas principais fases e atuará na organização foi escolhida e confirmada pelo órgão.

O grupo será formado pelos desembargadores Rosileide Maria Cunha, José Roberto maia Bezerra Júnior e Rosi Maria de Farias, escolhidos pelo Pleno do tribunal. A escolha dos servidores foi anunciada por meio de nota divulgada pelo Tribunal de Justiça na quarta-feira, 7.

A seleção foi anunciada em julho desse ano. A proposta foi aprovada durante Sessão do Pleno, no dia 25 de abril. Serão oferecidas 20 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva para a carreira de juiz.

Para concorrer ao concurso TJ-PA será preciso diploma de bacharel em Direito, além de três anos de experiência de atividade jurídica, devendo ter sido exercida após a obtenção da formação. A remuneração inicial da carreira é de R$26.125,17, podendo chegar a R$30 mil no decorrer da progressão.

TJ-PA prepara novo concurso de juiz substituto (Foto: Divulgação)
Tribunal de Justiça do Pará prepara novo concurso de juiz
(Foto: Divulgação)

Em 2014, TJ-PA convocou além das vagas imediatas

O último concurso do Tribunal de Justiça do Pará para a carreira de juiz substituto foi realizado em 2014 e, segundo o próprio órgão, o cadastro de reserva foi utilizado. A seleção foi homologada em 2015.

Na ocasião, eram oferecidas 60 vagas mais cadastro de reserva para a mesma carreira. O TJ informou que foram cerca de 2,9 mil candidatos inscritos e, desse total, 94 conseguiram aprovação, sendo todos convocados pelo Judiciário.

Portanto, quem deseja ingressar como magistrado do Tribunal de Justiça do Pará deve começar os estudos antecipadamente. O último edital é referência para estudo, pois traz detalhes sobre a carreira e as etapas de seleção. A próxima etapa para o concurso ser realizado será a escolha da banca organizadora.

Próximo edital deve seguir os mesmos padrões do último

Quem começar a estudar antes da publicação do edital levará vantagem. A expectativa é para que o próximo concurso tenha um documento com as regras parecidas com o do anterior. A seleção foi organizada pela Fundação Vunesp, banca organizadora. 

Se mantida a mesma estrutura, os candidatos deverão ser avaliados por meio de cinco etapas. No último concurso, a primeira fase contou com uma prova objetiva que foi distribuída com 100 questões e teve caráter eliminatório e classificatório.

A segunda etapa de seleção, para os aprovados na primeria, deve ser composta novamente por duas provas escritas discursivas, sendo a primeira composta por quatro questões discursivas e a segunda com duas provas práticas de sentença. Já a próxima fase de seleção será composta pelos seguintes exames:

⇒ Inscrição Definitiva e Sindicância da Vida Pregressa e Investigação Social;
⇒ Exame de sanidade física e mental;
 Exame psicotécnico.

Para os aprovados na terceira fase do concurso TJ-PA, em 2014, foram realizadas ainda prova oral e prova de títulos. As etapas devem acontecer na cidade de Belém. As provas escritas são aplicadas com a cobrança de diversas disciplinas.

Baixe e-book gratuito!
Como ser um concurseiro[VIDEO id="7134"]

Sumário