TJ-PR divulga lista de candidatos isentos no concurso para técnicos

TJ-PR divulga lista de candidatos que estão isentos da taxa de inscrição para o concurso de técnico judiciário.

Autor:
Publicado em:13/06/2019 às 13:21
Atualizado em:13/06/2019 às 13:21

Matéria atualizada em 14/06/2019

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) divulgou na tarde desta quinta-feira, 13, a lista de candidatos que estão isentos da taxa de inscrição do concurso de técnico judiciário. A seleção, aberta em 2017, segue sem data definida para a prova objetiva. 

A relação divulgada abrange tanto candidatos que se inscreveram para o concurso em 2017, quanto aqueles que se candidataram no segundo prazo, aberto em 2018. Os que tiveram pedido de isenção negado poderão entrar com recursos nos dias 17 e 18 de junho, e não até o dia 14 como informado anteriormente.

Como funcionam os recursos nos concursos públicos?

Os requerimentos podem ser feitos por e-mail ([email protected]) ou protocolados pessoalmente no Centro de Protocolo Judiciário Estadual - Protocolo Administrativo (Rua Mauá, 920, Sobreloja, Bairro Alto da Glória, Curitiba/PR), das 12h às 18h.

Os candidatos cujos pedidos de isenção forem indeferidos mesmo após os recursos deverão pagar a taxa se quiserem permanecer no concurso. O valor é de R$100 e deverá ser quitado em prazo a ser divulgado pelo Tribunal. Acesse o edital com informações sobre os pedidos de isenção:

Concurso TJ-PR aguarda definição sobre data da prova

Os candidatos do concurso TJ-PR aguardam a aplicação das provas há mais de dois anos. Em comunicado divulgado recentemente, o órgão garantiu que a data será divulgada com antecedência de, pelo menos, 30 dias. A previsão é que o exame ocorra até julho.

No início deste mês o Sindicato dos Servidores do Poder do Judiciário do Estado (Sindijus-PR) protocolou um pedido de reunião com urgência com a presidência do tribunal. O objetivo é justamente cobrar do órgão um posicionamento sobre o cronograma da seleção. 

Sindijus-PR cobra posicionamento sobre cronograma do concurso TJ-PR
Concurso TJ-PR: provas para técnicos devem ocorrer até julho

O organizador é o Cebraspe, escolhido em abril, após a retomada dos preparativos. Conforme consta no extrato de contrato com a empresa, são cerca de 155 mil candidatos inscritos. 

(Foto: Divulgação)
Concurso TJ-PR tem cerca de 155 mil inscritos
(Foto: Divulgação)

Os concorrentes terão que responder a um exame discursivo com uma questão de Língua Portuguesa, além de 60 questões objetivas abrangendo as disciplinas de:

  • Língua Portuguesa (20)
  • Matemática (15)
  • Noções de Direito e Legislação (15)
  • Informática (cinco)
  • Atualidades (cinco)

Em maio, o TJ-PR divulgou uma retificação do conteúdo de Noções de Direito e Legislação. As questões da disciplina agora poderão abordar alterações legislativas ocorridas até 30 dias antes da aplicação do exame. Antes, seriam cobradas as atualizações feitas somente até a publicação do edital, em janeiro de 2017. 

TJ-PR retifica edital do concurso público para técnico judiciário

Oferta é de 114 vagas no nível médio

O concurso TJ-PR visa preencher 114 vagas na carreira de técnico judiciário, que exige o nível médio completo e tem vencimento inicial de R$5.741. Os servidores do tribunal ainda têm direito a auxílio-alimentação e auxílio-saúde.

Confira notícias de concursos de Tribunais

As lotações ocorrerão tanto na Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, quanto nas Comarcas do interior do estado, em Araucária, Campo Largo, Pinhais, Castro, Astorga, Cruzeiro do Oeste, Londrina,  Paranacity, Paranaguá, Pato Branco, Ribeirão Claro, entre outras cidades. 

Quando foi publicado, no dia 18 de janeiro de 2017, o edital previa aplicação das provas objetivas no terceiro trimestre daquele ano. No entanto, o exame foi adiado, sob alegação da necessidade de contratar de uma banca para definir o cronograma. 

O processo licitatório para escolha da empresa, contudo, só foi iniciado em setembro de 2018. Nesses dois anos, o prazo de inscrição foi aberto duas vezes. No primeiro, foram registradas 141 mil inscrições homologadas.

Concurso TJ-PR: sem provas, candidatos seguem novos rumos

Após meses de indefinição, o órgão concedeu reembolso para aqueles que tivessem desistido. Na ocasião, mais de 6 mil pessoas pediram a restituição da taxa. O segundo prazo de inscrição foi aberto em maio de 2018, mesmo sem uma banca definida.

Em dezembro, a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac) chegou a enviar um ofício o TJ-PR cobrando uma definição sobre a data da prova. Poucos meses depois, em fevereiro deste ano, o órgão suspendeu a seleção. Os preparativos foram retomados em seguida. [VIDEO id="7770"]

Sumário