TJ-PR escolhe banca do concurso para técnico judiciário

TJ-PR define banca do concurso para técnico judiciário. Escolha da empresa era um dos principais entraves para prosseguimento da seleção.

Autor:
Publicado em:05/04/2019 às 07:22
Atualizado em:05/04/2019 às 07:22

Dois anos após publicar o edital, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) escolheu a banca do concurso para técnico judiciário. O organizador será o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), conforme consta no processo de dispensa. 

A definição da empresa era um dos principais entraves alegados pelo tribunal para o prosseguimento das etapas do concurso. A seleção foi aberta em janeiro de 2017 e ainda não teve as provas aplicadas. 

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Até o fechamento desta matéria, o TJ-PR não divulgou informações sobre as  inscrições. É possível que um novo prazo seja aberto após a formalização da banca. Também não se sabe se haverá restituição da taxa para aqueles que se candidataram no último prazo aberto

Agora, com a banca contratada, a expectativa é que o cronograma das avaliações seja divulgado em breve. Antes, no entanto, a comissão organizadora do concurso deverá se reunir com representantes do Cebraspe para formalizar o contrato e definir as datas. 

. Assista vídeos com dicas para o concurso TJ-PR

Concurso tem 114 vagas de nível médio

O concurso TJ-PR inicialmente ofertava 100 vagas de técnico judiciário. No entanto, uma retificação foi publicada em abril de 2018, aumentando a oferta para 114. O órgão não divulgou se mais vagas já surgiram, tendo em vista o tempo transcorrido desde a abertura da seleção.

Para ingressar na carreira, é preciso ter o ensino médio completo. O vencimento inicial previsto é de R$5.741 e os servidores ainda têm direito a auxílio-alimentação e auxílio-saúde.

Como é ser técnico judiciário no TJ-PR? Veja depoimento de servidora

As vagas estão divididas entre a Comarca da Região Metropolitana de Curitiba e demais Comarcas do interior do estado. Portanto, os selecionados poderão ser lotados em Curitiba, Araucária, Campo Largo, Pinhais, Castro, Astorga, Cruzeiro do Oeste, Londrina,  Paranacity, Paranaguá, Pato Branco, Ribeirão Claro, dentre outras cidades.

Confira notícias de concursos de Tribunais

Se a nova banca manter os critérios de avaliação, os candidatos serão submetidos a provas objetiva e discursiva, com aplicação de cinco horas. Na primeira, serão 60 questões sobre:

  • Língua Portuguesa (20)
  • Matemática (15)
  • Noções de Direito e Legislação (15)
  • Informática (5)
  • Atualidades (5)

Especial TJ-PR: veja técnicas para resolução de provas

Já na avaliação discursiva, será cobrada apenas uma questão de Língua Portuguesa que possui o valor de 40 pontos. As provas deverão ser aplicadas na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná.

TJ-PR (Foto: Divulgação)
TJ-PR abriu concurso de técnico em janeiro de 2017
(Foto: Divulgação)

Concurso TJ-PR foi marcado por polêmicas

Quando foi publicado, no dia 18 de janeiro de 2017, o edital do concurso TJ-PR previa aplicação das provas objetivas no terceiro trimestre daquele ano. No entanto, o exame foi adiado, sob alegação da necessidade de contratar de uma banca para definir o cronograma. 

O processo licitatório para escolha da empresa, porém, só foi iniciado em setembro de 2018. Nesses dois anos, o prazo de inscrição foi aberto duas vezes. No primeiro, foram registradas 141 mil inscrições homologadas.

Candidatos falam sobre adiamento da prova do concurso TJ-PR: 'Frustração'
Concurso TJ-PR: candidatos reclamam de indefinição das provas

Após meses de indefinição sobre o concurso, o órgão concedeu reembolso para aqueles que tivessem desistido da seleção. Na ocasião, mais de 6 mil pessoas pediram a restituição da taxa. 

O segundo prazo de inscrição foi aberto em maio de 2018, mesmo sem uma banca definida. O Tribunal ainda não divulgou se vai abrir pedidos de reembolso para essa segunda leva de candidatos inscritos.

Intensifique os estudos com curso preparatório!

Estude para concursos e conquiste sua vaga

Em dezembro, a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac) enviou um ofício o TJ-PR cobrando uma definição sobre a data da prova. Poucos meses depois, em fevereiro deste ano, o órgão suspendeu a seleção. 

Anpac envia ofício para TJ-PR e cobra concurso de técnico judiciário

Desde então, realiza movimentações visando a retomada do concurso, agora sob nova organização. Em março, foi escolhido um novo presidente para a comissão: o desembargador Sergio Arenhart. A expectativa, então, é que o concurso prossiga sem novas interrupções. 

[PLAYLIST id="140"]

Sumário