- Início
- Notícias de Concursos
- Urgente! Ceperj pode ser oficializada como banca do concurso PM-RJ
Urgente! Ceperj pode ser oficializada como banca do concurso PM-RJ
Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, presidente da Ceperj afirma que fundação deve ser oficializada como banca do concurso PM-RJ.
A Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) deve ser oficializada como organizadora do concurso para oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM-RJ). A informação foi dada pelo presidente da Fundação, Pedro Castilho, em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA.
Em entrevista na última quinta-feira, 25, o presidente falou sobre os processos que devem ser tomados, até a oficialização da banca, assim como as previsões para a publicação do edital e o início das inscrições.
De acordo com o presidente da Ceperj, Pedro Castilho, o Comando Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro já entrou em contato com a Fundação, com o intuito de que a mesma realize o concurso para a carreira de oficiais.
"Nós recebemos um ofício do Comando Geral da PM, da diretoria de Pessoal, para que este concurso possa ser realizado pela Fundação Ceperj. Vale lembrar que a Fundação goza da prerrogativa, por conta de decreto, logo, estas instituições públicas inicialmente fazem contatos conosco".
Por decreto (nº 42.298 de fevereiro de 2010), a Ceperj tem a prerrogativa para a realização de concursos públicos voltados à administração direta, autárquica, fundacional e para empresas públicas e sociedades de economia mista do Estado do Rio de Janeiro.
Ainda segundo Pedro Castilho, a busca por outras bancas organizadoras só acontece quando a Ceperj "declina da proposta". De acordo com o presidente, em relação ao concurso para oficiais da PM-RJ, não há uma motivação por não realizar a seleção. Logo, a Fundação deverá seguir com os trâmites para ser oficializada como organizadora.
Inicie os estudos para o concurso de oficiais da PM-RJ
'Edital pode ser publicado entre dezembro e janeiro', diz presidente
Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a PM-RJ afirmou que a previsão inicial era publicar o edital até o fim do mês de setembro, o que não ocorreu devido o processo de escolha da organizadora, que estava em andamento.
Com o processo em andamento e o interesse da Ceperj em realizar o concurso, Pedro Castilho indicou que a PM-RJ tem uma necessidade por novos oficiais, no entanto, o edital só deverá sair entre dezembro deste ano e janeiro de 2019.
"Como a Academia de Polícia tem uma programação e uma nova turma só deverá iniciar em 2019, eu imagino que o edital deva ser publicado entre dezembro e janeiro", afirmou o presidente da Ceperj.
Em julho deste ano, segundo fontes da FOLHA DIRIGIDA, o edital já estaria pronto. Com a Ceperj sendo oficializada como banca organizadora, a publicação do documento deverá ocorrer logo após esta definição, com previsão ainda para este ano.
FOLHA DIRIGIDA entrou em contato nesta sexta-feira, 26, com a Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, para obter informações sobre a escolha da banca e prazos para a divulgação do edital. No entanto, até a publicação desta matéria, a PM-RJ não retornou o contato.
Concurso PM-RJ oferecerá 37 vagas para oficiais

Autorizado em julho deste ano, pelo governador Luiz Fernando Pezão, o concurso para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro oferecerá 37 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), que será realizado em horário integral. As oportunidades consideram cargos que ficaram vagos por aposentadorias, mortes ou exonerações na corporação.
O concurso de oficiais da PM-RJ também respeita as regras estabelecidas pelo Regime de Recuperação Fiscal. O número de vagas foi calculado a partir de setembro de 2017, quando o estado adotou a medida protetiva.
Segundo a PM-RJ, a previsão é que o curso seja iniciado no primeiro bimestre de 2019. Embora a última seleção para oficiais da PM-RJ, realizada em 2017, tenha contado com requisitos como idade entre 18 e 35 anos, até a data da matrícula no curso, a corporação comunica que, agora, os candidatos deverão ter até 30 anos e, obrigatoriamente, graduação em Direito.
Após a conclusão do curso de formação, que terá dois anos de duração, os aprovados irão ingressar na carreira de oficiais da PM-RJ como segundo-tenente, com ganhos de R$7.605,10.
Ceperj realizará outros concursos no Estado do Rio
Além do concurso para oficiais da PM-RJ, a Ceperj também é a mais cotada para organizar a próxima seleção da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Até o momento, a Fundação já foi confirmada como organizadora do processo seletivo da Seap-RJ e da Seeduc-RJ. O presidente da Ceperj, Pedro Castilho, fala sobre este e outros concursos, na entrevista completa abaixo. Confira! [VIDEO id="8369"]
Entrevista por: Gustavo Portella ([email protected])
Notícias mais lidas




