A Ordem dos Advogados do Brasil - OAB - publicou o edital de abertura para o XXV Exame de Ordem Unificado para o ano de 2018. O concurso contempla todos os Estados brasileiros.
O concurso será realizado pela FGV - Fundação Getúlio Vargas e será admitida inscrição, via internet, no período de 23/01/2018 a 02/02/2018. A taxa de inscrição é de R$ 260,00.
Aplicação da prova de 1ª Fase será em 08/04/2018.
Aplicação da prova de 2ª Fase será em 27/05/2018.
Sobre o Exame da OAB
Para exercer a advocacia e se inscrever na OAB, o bacharel em Direito deve demonstrar que possui a capacitação, os conhecimentos e as práticas necessárias por meio do Exame de Ordem ao qual se submetem, por força de lei.
A organização do exame é feita pela Ordem dos Advogados do Brasil.
O exame é dividido em duas fases:
A primeira, uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas (A, B, C e D) cada e duração de cinco (05) horas.
A prova objetiva é composta dos conteúdos de 17 disciplinas.
A segunda fase composta uma prova prático-profissional, também com duração de cinco (05) horas, composta de duas partes: uma peça profissional e quatro questões.
Nessa prova, são abordados os conteúdos de Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e do seu equivalente direito processual.
Para realizar a segunda fase o candidato deverá acertar, no mínimo, 50% das questões objetivas da primeira.
Sendo assim, o candidato que desejar conquistar a carteirinha vermelha da OAB deverá fazer um planejamento estatisticamente organizado por peso das disciplinas a fim de otimizar a sua preparação para esse exame tão cobiçado.
Milhares de candidatos se submetem ao Exame de Ordem que são três edições, no total, por ano.
Comece já a sua preparação intensiva para sua prova. Monte seu cronograma de estudos e mantenha foco e disciplina.